sustentável e responsável - Banco de redações


Importância da preservação do meio ambiente

Enviada em: 15/10/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No filme "Wall-E", de Andrew Stanton, a terra, em 2700, estará entulhada de lixo e a atmosfera contaminada por gases tóxicos, obrigando a humanidade a abandoná-la, fugindo para o espaço, cerca de 700 anos depois poderão retornar e fazer as coisas diferentes. Fora dos cinemas, a sociedade ainda não percebeu a importância de preservar a natureza e continua exercendo suas atividades em busca do lucro. Desta forma, medidas que visem o desenvolvimento de uma economia sustentável e a preservação da natureza são necessárias.

A economia mundial está baseada na compra e venda de produtos, no entanto, este sistema é o maior devastador ambiental. A revolução industrial que teve início no século XVIII, na Inglaterra, consolidou o sistema capitalista como modo de produção predominante. Entretanto, tal sistema utiliza-se de recursos naturais finitos para produzir seus produtos, os quais para serem explorados trazem problemas para o meio ambiente, como exemplo o rompimento da barragem de Fundão da mineradora Samarco, em Mariana (MG), que estocava rejeitos da extração do minério de ferro, que ao se romper resultou em uma enxurrada de lama no rio doce, ocasionando a morte de várias espécies de peixes e problemas de saúde (Quais?) na população. Segundo a pesquisadora Evangelina Vormittag, houve um aumento de 35% das doenças nos moradores da região. Sendo assim, a adoção de medidas que visem a regulamentação dos meios de produção sustentáveis são necessárias. (Evidencie isso no parágrafo que antecede o de conclusão)

Nesse sentido, a natureza oferece a base para a sobrevivência humana, água, ar e terras produtivas, no entanto, muitas pessoas ainda não compreendem tal importância (Por quê?). Tendo como base as plantas, essas têm um papel fundamental para a manutenção da vida na Terra. Além de tornarem o planeta mais bonito e agradável, elas liberam oxigênio, gás que permite a respiração dos seres vivos. Sua grande variedade existente no planeta também garante medicamentos, desenvolvimento científico e equilíbrio ambiental e ecológico. As plantas são diretamente responsáveis pela sobrevivência de diversas espécies. Por isso é de grande necessidade que sejam preservadas.

O meio ambiente é o responsável pela sobrevivência humana, desta forma, medidas que garantam uma economia sustentável e sua preservação devem ser tomadas. Sendo assim, o MMA (Ministério do Meio Ambiente) deve instaurar leis mais rígidas em relação a exploração do meio ambiente e em parceria com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) julgar com maior rapidez os casos que estão em tramite. Além disso a A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública) juntamente com o CMMA (Conselho Municipal do Meio Ambiente) precisam estabelecer reuniões destinadas as indústrias locais para conscientizar (De que maneira?) sobre a importância de desenvolverem uma economia sustentável e oferecendo subsídios em impostos a quem adotar tais medidas. E por fim, é primordial que o MEC (Ministério da Educação) estabeleça no currículo escolar a educação ambiental com atividades recreativas e palestras com ambientalistas para os pais e alunos. Pois como disse Dalai Lama. "Se não podemos modificar o nosso comportamento, como esperar que os outros o façam?". Assim, todos saberão a importância de preservar o meio ambiente.

Comentários do corretor


"Sustentável e responsável".O texto apresenta boas ideias, mas algumas precisam ser mais desenvolvidas. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200