Os impactos do ser humano - Banco de redações


Importância da preservação do meio ambiente

Enviada em: 06/10/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Os impactos ambientais designam as diversas formas de afetar o meio ambiente (Vírgula) bem como desestruturar o ecossistema causados pela a partir da  ação humana, desde aumento da urbanização, implementação de indústrias (sobretudo energéticas, petrolíferas e mineradoras), massificação do turismo, dentre outros. Os impactos ambientais alteram as condições normais de funcionamento da natureza e podem causar danos irreversíveis ao mundo, desde como assoreamento dos rios, desertificação, infertilidades do solo, poluição da água, perda de espécies vegetais ou animais.

Analisando essa resolução, qualquer atividade que o homem exerça no meio ambiente provocará um impacto ambiental, mesmo se esse impacto, pode ser  for positivo ou não. Infelizmente, percebem que os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem (Como assim?), podemos pode-se citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats. Isso acarreta, consequentemente, o aumento do número de doenças na população e em outros seres vivos e afeta a qualidade de vida (Quais são essas consequências? Cite-as no texto. Desenvolva mais).

Vale destacar que os impactos ambientais positivos (Desenvolva mais a ideia de "impactos positivos", uma vez que ela é pouco explorada no texto), apesar de ocorrerem em menor quantidade, também acontecem. Ao construirmos (Evite primeira pessoa) uma área de proteção ambiental, recuperarmos áreas degradadas, limparmos lagos e promovermos campanhas de plantio de mudas, estamos também causando impacto no meio ambiente. Essas medidas, no entanto, provocam modificações e alteram a qualidade de vida dos humanos e de outros seres de uma maneira positiva. (Discussão limitada)

Embora os impactos ambientais estejam associados às questões negativas, existem por sua vez, os impactos ambientais considerados positivos ou benéficos, visto que resultam numa melhoria das condições de vida no planeta. Para exemplificar, podemos pensar no plantio de mudas, na limpeza ou no desassoreamento dos rios, construções de barragens com o intuito de recuperar ou impossibilitar danos ambientais, dentre outros. Fazendo isso podemos trazer ótimos benefícios para o planeta. (Desenvolva a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


O texto apresenta boas ideias, mas estão limitadas. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200