As consequências da interação humana no com o meio ambiente são evidentes, como as mudanças climáticas, desmatamento, extinção da fauna e flora e o efeito estufa, além de desastres naturais intensificados pela ação humana como deslizamentos de terra, inundações e secas, (Ponto final) A lógica mercantilista ainda está presente na nossa sociedade, os lucros justificam a extração inviável de riquezas naturais, e é onde a sustentabilidade se mostra mais que necessária. (Reestruture o parágrafo de introdução)
A preservação tem sido um dos temas mais discutidos nos séculos XX e XXI, e levou a criação de legislações pertinentes ao assunto, ações e designação de órgãos e tratados entre os países a fim de minimizar e adotar medidas preventivas e sustentáveis na questão ambiental, (Ponto final) Mesmo com essas medidas ainda temos (Evite primeira pessoa) existem casos de crimes ambientais (Vírgula) seja em pequena escala ou grande escala (Vírgula) como as indústrias que praticam extração ilegal de recursos e descarte inadequado de resíduos. (Reestruture)
O equilíbrio dos ecossistemas é essencial para a vida do planeta, para a sobrevivência humana e seu desenvolvimento, (Ponto final) Segundo Paul Atson (Vírgula) a inteligência é a habilidade das espécies de viver em harmonia com o meio ambiente, a principal medida para evitar esse uso indiscriminado dos recursos está primeiramente na conscientização da população, cabe ao Estado através de escolas e mídias esclarecer os cidadãos sobre a questão ambiental, com cartazes, programas, iniciativas coletivas focadas em evitar o desperdício, cabe ao governo estabelecer o funcionamento dos órgãos fiscalizadores ambientais no âmbito comercial e industrial, trabalhar a sustentabilidade na pecuária, agricultura e na tecnologia, o cumprimento das leis ambientais e aumentar a fiscalização a fim de garantir as futuras gerações o mesmo direito aos recursos naturais, o mesmo direito à vida. (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Problemas na construção de sentido, logo reveja coesão e coerência. Além disso, elabore um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 300 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |