Há um tema (Qual?) que é bastante pertinente no contexto social brasileiro. A desigualdade social é um mal que assola nosso país desde seu descobrimento e acarreta consequências até os dias de hoje (Observe que esse período não "resgata" a ideia do período anterior). Em geral, a falta de estudo é o principal fator que proporciona todo o resto. O maior problema é que tudo funciona como uma engrenagem. Quem não tem acesso a um estudo de qualidade, em nível fundamental, não chegará a uma universidade, (Cuidado com esse tipo de afirmação) e assim não alcançará bons empregos, ficando sempre em desvantagem em relação a candidatos melhores preparados. (Reestruture e apresente a tese)
A primeira coisa (O que é "coisa"?) que precisamos (Evite primeira pessoa) ter em mente é: estudar é necessário! As empresas não querem mais contratar candidatos que não têm um bom currículo. No mínimo, nível médio -e muitas vezes superior- completo. Então, podemos pode-se concluir que sem estudo não se chegará a lugar algum. Em contra partida contrapartida também se deve pensar se esse currículo, que é requisitado pelas empresas, poderia ser facilmente obtido por todos os cidadãos, a resposta é um sonoro não. (Reestruture)
Por outro lado temos tem-se as pessoas que já nascem nesse contexto: pais separados, e ambos sem oportunidade de estudar. Então, frequentemente, o jovem precisa trabalhar para ajudar a manter a casa e acaba por deixar o estudo de lado e é justamente aí (marca de oralidade) onde ele sai prejudicado. Não há como culpar os jovens, afinal, eles precisam ajudar em casa. Infelizmente, essa é a realidade de muitos brasileiros. (Senso comum. Reestruture)
Tudo isso funciona como uma engrenagem, quem não estuda, fica com as piores oportunidades nas empresas, com os menores salários e são tidos como “peões de obra” (Cuidado com esse tipo de generalização). No entanto, há aqueles que nadam contra à corrente (Vírgula) e mesmo diante de tantas adversidades decidem por um futuro melhor e vão atrás de um estudo de qualidade (Vírgula) pois buscam meios de ingressar em uma universidade. Esse cenário tem se tornado cada vez mais frequente, os programas sociais como FIES e ProUni estão impulsionando a carreira de muitos jovens, que por meio do estudo estão diminuindo essa desigualdade em nossa sociedade.
(Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
"Tem solução para a desigualdade social?".Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Desenvolva mais as ideias citadas no texto. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |