Igualdade para todos - Banco de redações


A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

Enviada em: 20/09/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A desigualdade econômica e social é um problema que existe em todos os países inclusive no Brasil (Se a desigualdade existe em todos os países, logo ela existe no Brasil. Portanto, é uma repetição de ideia),é e a falta de soluções públicas acarreta em uma população cada vez mais desigual.(Reestruture e desenvolva mais as ideias apresentadas neste parágrafo)

Tanto em países desenvolvidos como em subdesenvolvidos a desigualdade existe, e o Brasil como todo país em desenvolvimento tem um contraste social grande, (Ponto final) Um bom exemplo é o Rio de janeiro  que de um lado tem a favela (alta criminalidade,renda per capita baixa e poucas oportunidades para os habitantes) (Vírgula) e do outro lado tem a classe mais privilegiada (com maior poder aquisitivo e com mais oportunidades para a população). (Reestruture e apresente dados que comprovem os argumentos apresentados)

Em um estudo (Realizado por quem?) recentemente publicado sobre a igualdade social mostrou o Brasil como um dos países mais desiguais do mundo (Vírgula) e uma grande parcela da culpa é do governo que prefere investir em áreas mais nobres (Cuidado ao fazer esse tipo de afirmação), deixando muitas vezes locais mais carentes sem o devido investimento na educação, saúde, lazer, segurança (Vírgula) e não trazendo também oportunidades de trabalho ao jovem e ao adolescente. (Discussão limitada ao senso comum)

Portanto, a desigualdade social e econômica do Brasil pode ser amenizada com melhores investimentos por parte do governo em regiões que mais necessitem como periferias e comunidades, e também é por necessário que haja uma melhoria na educação básica brasileira, transformando assim o nosso país em uma nação mais justa para todos que nela habitam. (De que maneira isso é possível? Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


O desenvolvimento do texto está limitado ao senso comum. Apresente fatos que possam evidenciar o seu ponto de vista acerca do tema. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200