Não restam dúvidas que desde o início do século XVI, com a chegada oficial da Coroa Portuguesa ao Brasil, foi implantada a desigualdade através da distribuição de terras desigual, títulos de nobreza e escravidão. Atualmente (Vírgula) o país ainda é um dos mais desiguais do mundo. Nesse contexto (Vírgula) a falta de efetividade do Estado e os problemas sociais, (Sem vírgula) são responsáveis por mantém essa diferenças (?).
É importante pontuar que as falhas (Quais?) na democracia brasileira agravam a diferença social, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2005, o Brasil ocupava a oitava posição no rack das nações mais desiguais do mundo, logo tem um baixo indicador de desenvolvimento socioeconômico, uma péssima Estrutura Orçamental, além disso, apresenta condição de pobreza estrema extrema, e disponibiliza um péssimo sistema de saúde e educação que não entende toda a população, assim intensifica as diferenças. (Não discute os problemas apresentados)
Em uma segunda análise, a desigualdade socioeconômica aumenta os problemas sociais,(Ponto final) Para o físico Isaac Newton toda ação gera uma reação de igual intensidade e sentido contrário, da mesma forma a péssima distribuição de renda contribui para a existência das diferenças nas condições de moradia, educação, plano de saúde, alimentação e laser lazer dos brasileiros, pois uma redá renda baixa não permite que muitos tenham acesso aos mesmos serviços dos que possuem altos salários, desta maneira aumenta distanciamento entre o grupo social. (Reestruture as ideias. Apresente fatos)
Diante do exposto, a desigualdade social evidenciasse se evidencia devido à falta de efetividade do governo, por isso gera o distanciamento social. Sendo assim o poder Executivo deve criar programas (Quais?) para redistribuir a renda e garantir que todos os cidadões tenham os mesmos direitos econômicos. Ainda cabe a sociedade exigir seus direitos básicos (Dê exemplos) previsto na Constituição Federal através de manifestações, a fim de diminuir a desigualdade social. (Reestruture)
Comentários do corretor
Apresente fatos que possam confirmar as ideias apresentadas no desenvolvimento. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |