A educação como forma de redução da Desigualdade Social - Banco de redações


A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

Enviada em: 13/09/2017

Status:

Corrigida
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A sociedade brasileira vem passando por muitas modificações ao longo de sua história recente. Desde o movimento “diretas já”, avanços consideráveis ocorreram em diversos setores da economia. Ainda que tenhamos (Evite usar primeira pessoa) evoluído em muitos aspectos, quando se fala em desigualdade social e de renda ainda estamos aquém do que se espera para uma nação do porte brasileiro. (Desenvolva mais. Apresente a tese)

A forma de desenvolvimento vigente no país é extremamente desigual. A base dos problemas sociais que temos é a estrutura educacional brasileira a qual não possui elementos essenciais (Quais? Cite-os) para a manutenção dos alunos no ensino básico. Diversas pesquisas conduzidas pelo ministério da educação demonstram um forte número de evasão no sistema de ensino por diversos motivos. Na região nordeste, ainda em 2017, existem situações precárias aos estudantes do ensino básico. Por exemplo, muitos jovens do sertão percorrem mais de 40 quilômetros por dia para ter acesso às aulas. Além disso, o índice de desenvolvimento escolar vem caindo consideravelmente ao longo dos anos (Apresente um fato que comprove essa ideia).

A estrutura desigual da sociedade está intimamente relacionada com o problema educacional. Quando olhamos para as classes mais baixas da sociedade é fácil constatar que o nível de escolaridade é extremamente baixo em relação às classes mais altas. Muitos são os fatores que explicam tais níveis. Conforme os estudos recentes, muitos jovens das classes mais baixas deixam as atividades escolares pois a estrutura financeira familiar não é capaz de mantê-los em atividade (Apresente outros e desenvolva mais essa ideia).

Ademais, o momento econômico pelo qual o país passa é uma catástrofe para o ensino público. Conforme se pode presenciar na mídia, de tempos em tempos existe um corte adicional nas despesas do governo devido ao déficit que existe no setor público. Normalmente os cortes atingem diretamente as áreas de saúde, educação e segurança, consideradas o “tripé” do desenvolvimento nacional. Tais cortes tendem a agravar ainda mais a desigualdade, possibilitando um aumento da pobreza e do subdesenvolvimento das gerações futuras.

Com base no exposto, pode-se verificar que o principal motivo da desigualdade social no Brasil é explicado pela estrutura educacional. Para que se possa reduzi-la, é necessário que tenhamos um debate profundo sobre uma reforma na educação propiciando meios efetivos de educação aos jovens de baixa renda com a possibilidade de manutenção nas escolas (De que maneira isso é possível? Desenvolva). Além disso, é necessário que o governo invista cada vez mais no setor e entenda que a educação é a peça principal para o desenvolvimento nacional e redução das desigualdades sociais existentes (Ponto final)
 

 

 

 

Comentários do corretor


"A educação como forma de redução da desigualdade social".O texto apresenta ótimas ideias, mas precisam ser mais desenvolvidas para que não fiquem "incompletas". Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200