A desigualdade social está muito presente na história do Brasil. Desde que este país era colônia de Portugal a desigualdade já estava presente no cotidiano da população. (Reestruture. Apresente a tese)
O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo,tanto no quesito econômico como social. Isto causa um retrocesso, (Sem vírgula) e pode acarretar enormes consequências, como um alto índice de pobreza, baixa escolaridade, desemprego, a inferiorização da mulher tanto no mercado de trabalho como na sociedade, entre outros. (Ideias limitadas)
Para que este país se torne mais justo no quesito igualdade, (Sem vírgula) é por necessário serem tomadas algumas providências. Realizar mais concursos, feiras de inovações, tudo para incentivar os alunos à estudarem e se esforçarem mais, e também precisa acontecer palestras, projetos,campanhas para haver uma conscientização sobre a igualdade de gêneros e o quão importante isto isso é, e realizar esses mesmos movimentos para que haja um maior encaminhamento de jovens ao mercado de trabalho.É fundamental que ocorra uma melhora no sistema de saúde e de segurança,para que a população possa usufruir de serviços com grande facilidade e proteção.(Como as ideias apresentadas aqui se encaixam com as anteriores? Reestruture)
Portanto, para o Brasil se tornar mais justo e diminuir a grande fenda da desigualdade é preciso haver uma mudança, (Sem vírgula) tanto na infraestrutura do país como na mentalidade das pessoas que nele habitam (Como assim?).
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |