É indiscutível que o bullying é um desafio a ser enfrentado de forma mais organizada e urgente em nossos dias. Se as pessoas se preocupassem mais com esse assunto poderiam diminuir o número de casos alarmantes (Vírgula) porque haveria respostas rápidas e mais eficientes de projetos.
Não há como negar que o problema está enraizado em nossos antepassados, onde índios e escravos sofriam agressões verbais e físicas no período colonial. Portanto, fica claro que teremos que lidar com esse fato social buscando soluções e adequações.
Infelizmente, a responsabilidade em proteger e não permitir que isso aconteça com nossos jovens e adolescentes recai sobre a escola, desfocando que muita das vezes o bullying também ocorre em casa e no trabalho (Dê exemplos), causando como consequência para vida social a depressão, ansiedade e em casos avançados o suicídio.
Além disso, segundo a ONU- Organização das Nações Unidas-, realizou uma pesquisa em que 350 milhões de crianças e jovens são vitimas de bullying anualmente em todo o mundo, o que nos leva a pensar em soluções. Diante disso (Vírgula) o código Civil permite que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de se indenizar.
Esse desafio afeta diretamente as crianças que quando adultas sofrem problemas de se socializar e depressões. Nesse sentido (Vírgula) a escola e a família deve se pronunciar mais firmemente, as escolas devem organizar palestras e acompanhar seus alunos de perto, se precisar disponibilizar psicólogos, já (Ponto final) No âmbito familiar deve se observar as atitudes dessas crianças e jovens e procurar saber sempre o que esta acontecendo e se o problema não começa em casa.
Comentários do corretor
Não use primeira pessoa.
Discussões limitadas. Apresente fatos que possam evidenciar o problema.
Reveja a estrutura do texto dissertativo argumentativo.
Desenvolva a proposta de intervenção, visto que ela é apresentada de modo superficial.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |