Caminhos para a formação de uma sociedade tolerante - Banco de redações


Caminhos para acabar com o bullying na escola

Enviada em: 10/05/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A população mundial é bastante diversificada, possuindo inúmeras diferenças no que desrespeito a raça, opção sexual e classe econômica. No entanto, ao decorrer dos anos a população moldou um modelo de ser perfeito no qual milhares de pessoas não se enquadram (Qual modelo? Fale sobre ele). Em consequência dessa visão, da falta de valores e de uma criação precária baseada em conceitos preconceituosos (Vírgula) muitos jovens e crianças não compreendem as diferenças e (Vírgula) consequentemente (Vírgula) agridem verbalmente e fisicamente vizinhos, colegas e amigos configurando assim o bullying.

O bullying é uma prática de intimidação que se inicia por meio de apelidos como “bicha”, “macaco”, “nerd”, “cabelo seco” e “baleia” que se tornam constantes e se transformam em brincadeiras maldosas que humilham as vítimas, (Ponto final) é o caso da “cabeça na privada” e dos “cuecões”. Esses tipos de agressões são comuns em escolas, porém muitas vezes passam despercebidas pelos funcionários da instituição (Observe que há problema na construção de sentido. Reformule). Todavia (Vírgula) é de suma importância (Por quê?) que este assunto ganhe destaque e seja debatido já que, muitas das vítimas do bullying se tornam adultos com baixa autoestima e com sentimentos negativos que em casos extremos cometem suicídio.

As agressões podem ocorrer em qualquer lugar até mesmo na internet (Vírgula) como é o caso do ciberbullyng (Vírgula) que utiliza do espaço virtual para divulgar mensagens e imagens pejorativas,(Ponto final) contudo (Vírgula) são as instituições escolares que devem dispor de meios para contornar a situação, pois é nela que a formação de todos os adultos acontecem. É necessário que ocorra uma conscientização das crianças e adolescentes por meio de palestras, acompanhamento psicológico e (Vírgula) em casos de violência (Vírgula) as devidas punições devem ser tomadas, mas com caráter reflexivo fazendo com que o agressor veja que se portou de maneira equivocada. A presença dos pais é essencial, pois o processo de reflexão do ato deve ser seguido em casa e é considerável que ocorra uma parceria entre pais e professores para que o menor seja observado e não venha a se tornar um futuro meliante. Já os vitimados devem fazer um acompanhamento terapêutico onde os mesmo trabalhem seu amor-próprio e consigam compreender seus sentimentos, ações e pensamentos (Tipo de construção clichê).

Comentários do corretor


Faça um projeto de texto. Não limite a discussão. Articule os fatos apresentandos para deixar evidente o seu ponto de vista acerca do tema.

Reformule o parágrafo de conclusão. 

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200