“Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo”. A frase do filósofo George Santayana se encaixa perfeitamente com o nosso contexto à beira de um grande conflito. Por mais que as guerras tenham sido trágicas, vitimando milhares de pessoas.(Vírgula) Aparentemente os governantes das grandes potências parecem estar dispostos e preparados para mais um combate sem pensar nas consequências a nível global.
Demonstração de forças, ameaças, (Sem vírgula) tem feito parte do noticiário internacional diário, onde a Coreia do Norte e EUA deixam a comunidade internacional apreensiva, onde qualquer possível ameaça pode resultar em um grande conflito. E a cada dia mais nações acabam se envolvendo, o que aparentemente não está surtindo nenhuma melhoria ou resolução desse impasse. (Discussão limitada)
Para tentar minimizar as chances de um conflito mais mortífero foram impostas obrigações na CPAQ – Comissão para a proibição de armas químicas - assinada por 190 países, incluindo o brasil, que visa não só acabar com a produção de armas químicas, mas também, (Sem vírgula) a sua armazenagem. O que deixa claro que o objetivo é eliminar tamanha ameaça para a sociedade.
Logo, os governos em conjunto devem revisar, atualizar e punir mais severamente nações que tenham ou demostrem ter estoques de armas potencialmente aniquiladoras, para que não se repita em outra nação o que aconteceu na Síria, quando uma arma química foi usada na população. Assim como a Organização das Nações Unidas (ONU) deve intervir (Vírgula) sob o apoio das grandes nações(Vírgula) qualquer ameaça que possa prejudicar qualquer cidadão,(Sem vírgula) por meio de estreitamento de relações entre os países ameaçadores.
Comentários do corretor
Cuidado ao usar primeira pessoa no texto.
Há problemas na construção de sentido. Reveja coesão e coerência.
Faça um projeto de texto.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |