No final do filme "O menino de pijama listrado", O (Letra minúscula) menino Bruno e vários judeus entram em uma sala sem saber que é uma câmara de gás, da época nazista, que é uma máquina feita pra o extermínio em massa, (Ponto final) eles colocavam todos os judeus lá dentro e aí eles soltavam o gás cianídrico, que é um gás muito tóxico e os judeus morriam asfixiados ou por falta de funcionamento das células de uma forma muito lenta. Fora dos filmes, isso não muda muito, pois em alguns países ou organizações terroristas esse método ainda hoje é utilizado para executar a pena de morte.
O uso de armas químicas e biológicas causam um enorme dano, já que para seu uso elas causam o revestimento das vias respiratórias provocando feridas e inchaço, asfixia, se danifica o sistema nervoso, causando a morte pela paralisia dos músculos respiratórios, e ficam com feridas muito feias e bem expostas, E (Letra minúscula) muitas pessoas que se dizem ser humano, nem parecem ser de tão ruins e mals que são, que fazem as coisas sem dó alguma (Tipo de argumento clichê).
Contudo, caminhamos muito devagar para o fim desse problema. Apesar da fabricação, (Sem vírgula) ser crime e da existência de alguns convênios, o uso de armas químicas e biológicas continuam sendo uma ameaça para o planeta e muitos países não ligam, pois o que eles querem é conseguir seus objetivos. Atualmente, existem quantidades apreciáveis de armas químicas e biológicas, pois diversos países não assinaram as convenções que tratam deste assunto e outros que as assinaram ainda estão em processo de destruição dos seus estoques de armas químicas e das suas grandes coleções de agentes infecciosos (Apresente fatos para afirmar essa colocação).
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Os países em parceira poderiam se juntar para que fizessem uma lei mais rígida ou que aumentasse os preços dos produtos para a fabricação dessas armas (Vírgula) já que são de baixo custo e tem uma facilidade relativa (Vírgula) e então eles adeririam a outras coisas (O que são coisas?) mais em conta. Além disso, como disse o filósofo Immanuel Kant (Dois pontos) "o (Letra maiúscula) ser humano é aquilo que a educação faz dele". Assim sendo, desenvolver metodologias para proteção contra a contaminação por microorganismos e processos de esterilização e proteção do meio ambiente seriam uma boa idéia.
Comentários do corretor
Não há tese.
Cuidado com o uso de primeira pessoa no texto.
Problemas na construção de sentido. Estude coesão e coerência.
Reformule a proposta de intervenção.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |