O potencial bélico que foi desenvolvido pelo ser humano sempre causou grandes catástrofes (Quais? Cite-as), (Sem vírgula) desde os períodos mais antigos aos mais atuais; (Ponto final) mas até que nível as armas e a crueldade humana podem chegar?
As armas químicas e biológicas começaram a ser desenvolvidas, principalmente, no período das grandes guerras (Quais?) e foram aumentando sua capacidade de destruição desde então. Atualmente, (Sem vírgula) possuem grande potencial e podem causar de deformações e intoxicações à destruição mundial. (Desenvolva seus argumentos)
A capacidade destrutiva dessas armas chegou em um ponto em que seus efeitos são irreversíveis e catastróficos, resultando em mortes; (Vírgula) causando doenças, deformações, entre outros. Um exemplo disso foi a destruição das cidades de Hiroshima e Nagasaki por uma bomba atômica no Japão. (Desenvolva as ideias, pois elas estão limitadas a exposição)
O ato de criar tais tipos de armas seria considerado (Vírgula) por muitos autores (Vírgula) atos completamente desumanos e abomináveis sendo fortemente reprimidos por eles. (Argumentos cichês. Reformule)
Compreender a natureza primitiva, grotesca e bárbara que o ser humano pode ter é um fator decisivo para começar a entender que, se houver algum limite,ele pode ser quebrado ou ultrapassado.
Comentários do corretor
Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Não há tese. Reformule a introdução.
Não há proposta de intervenção. Faça um projeto de texto. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Argumentos limitados ao senso comum. Construa a sua argumentação por meio de fatos que possam dialogar com o seu ponto de vista.
Estude coesão, coerência e o uso da vírgula.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |