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Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 24/03/2017

Status:

Corrigida
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Sabe-se que a educação no Brasil é um problema longe de ser resolvido (Por quê?). Sete em cada dez alunos se sentem desmotivados quando se trata da educação nas escolas do país (Desenvolva essa ideia).

Analisar esse fato requer a abordagem de questões políticas, sociais e culturais. É um assunto um tanto quanto problemático a depender do ponto de vista de cada indivíduo.

Sem precisar aprofundar muito na história do Brasil, é notório que desde a Idade Média já havia um mundo antidemocrático e com extrema desigualdade social, onde os reis mandavam sem intervenção da sociedade e os nobres obtinham os privilégios. Trazendo a educação para esse contexto, podemos observar que além da população não poder intervir nas modificações do país (Cuidado ao afirmar isso), os jovens de baixa renda tem menor probabilidade de ingressar em uma Universidade já que a qualidade de ensino é péssima,

Segundo o MEC (Ministério da Educação), essa Reforma do Ensino Médio trata-se de um instrumento fundamental para a melhoria da educação no país. O que nos remete a refletir sobre tantos pontos fundamentais que vai muito além do aluno poder escolher o que quer estudar (Quais pontos fundamentais?). Por outro lado, pode ser sim uma forma positiva de atrair mais estudantes para as escolas (Vírgula) já que o índice de jovens fora das mesmas é alto (Explique o porquê disso), e ainda existir a chance de se acreditar em um futuro melhor através por meio dos estudos.

Portanto, apesar de ser uma iniciativa considerável do ponto de vista do MEC e de muitos jovens que apoiam essa reforma, deveriam propor um debate na sociedade  (Vírgula) a fim de aperfeiçoar o projeto e apresentar solução para os problemas crônicos do ensino médio nacional (Quais problemas crônicos?). "A educação exige os maiores cuidados porque influi sobre toda a vida" , segundo Sêneca.

Comentários do corretor


Não compreende a estrutura do texto dissertativo-agumentativo. 

Não apresenta tese.

Problema na construção de sentido. Reveja coesão e coerência.

Estude a estrutura desse tipo de texto.

Apresente fatos que encaminhem as discussões ao longo do texto. 

Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200