É notório perceber que o ensino médio está fortemente condicionado ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) ou a outros vestibulares (Por quê? Explique). Com a recente aprovação da reforma pelo Senado Federal, algumas medidas mostraram-se incertas quando a sua eficácia, como é o caso exclusão de História, essencial na formação do indivíduo, dentre as disciplinas obrigatórias, e a falta de qualificação para professores (Vírgula) e espaço físico adequado aos alunos no período integral das escolas.
Se por uma lado o estudante dispõe da opção de escolher uma das disciplinas integradas relacionado a área de seu interesse, por outro, a exclusão de História como matéria obrigatória pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), torna o estudante distantes do conhecimento das memórias de seu país, assim como a ausência de Artes que impede a capacidade de interpretação ideias de diferentes maneiras (Desenvolva essa ideia de modo mais claro). A entrada do período integral, visando o aumento de 800 para 1400 horas, implicará em mudanças na estrutura das escolas para os alunos que passarão mais tempo nesse ambiente (Quais? Cite-as), e para os professores e técnicos que necessitarão realizar novos métodos de ensino, (Ponto final) em suma, o governo terá maiores despesas com essa nova adaptação e tecnologia. Além disso, a falta de tais profissionais no ensino é um grande problema para a educação, visto a carga horária inchada destas pessoas para suprir os salários que muitas vezes são insuficientes (Como assim? Desenvolva essa ideia com mais clareza).
Anterior a uma reforma, deve-se existir a construção (Que tipo de construção? Isso não está claro no seu texto), ou seja, a solidificação de bases no ensino fundamental, pois os professores do ensino médio não serão capazes de suprir as carências oriundas de outra etapa escolar (Cuidado ao fazer esse tipo de afirmação). Ademais, a deficiência de pessoas (?) nesta área poderia ser suprida com a capacitação de disciplinas pedagógicas para que outros profissionais possam se adentrar a educação básica, mesmo que estas entidades educacionais não participem efetivamente nas decisões da reforma, enquanto deveriam estar essencialmente presentes (?).
Comentários do corretor
Problema na construção de sentido. Estude coesão e coerência. Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação.
Não há proposta de intervenção.
Não há tese.
Discussões pertinentes ao tema proposto, mas necessitam de mais "ilustrações". Recorra a fatos que evidenciem o seu ponto de vista.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |