REFORMA OU PROGRESSO? - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 23/03/2017

Status:

Corrigida
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Imannuel Kant uma vez citou:´´O ser humano é aquilo que a educação faz dele``, (Ponto final) esta frase simples tem um forte siginificado na atual situação que a educação no Brasil está passando. A medida provisória da reforma do ensino médio põe em cheque o desespero do governo brasileiro em tentar transformar a educação no país, vista mundo a fora como precária e de baixa qualidade.

A reforma no ensino médio brasileiro é extremamente necessária para que aconteçam mudanças, porém (Vírgula) para que isto ocorra (Vírgula) é preciso muito estudo e avaliação por parte da sociedade, (Ponto final) porém como sendo uma medida provisória isto é deixado de lado. Mudanças sugeridas como aumentar a carga horária para um ensino integral é propícia até certo ponto, pois para que o aluno esteja na escola em período matutino e vespertino é preciso que haja dinamização e interatividade do ensino tanto em sala de aula com aulas teóricas quanto em laboratórios e aulas de campo o que não costuma ocorrer. (Por quê? Evidencie o motivo no texto) Para isto, as escolas públicas, (Sem vírgula) estaduais e municipais necessitam de um grande investimento para atender esta demanda, caso não, o ensino se tornará tedioso e exaustivo (Que tipo de investimento).

Além disso, é necessário repensar a grade curricular das matérias estudadas no ensino médio, pois todas as matérias tem um peso singular no nosso conhecimento e formação pessoal, porém nem todos os estudantes têm afinidade com determinadas matérias, (Ponto final) portanto, é necessário dividi-lás, mas não como áreas de conhecimento, pois o ser humano é multifacetado e pode seguir uma carreira que necessite de vários entendimentos (Como assim? Reformule), (Ponto final) o ideal seria (Vírgula) além de ter aquelas matérias obrigatórias, o aluno poder optar e escolher propriamente quais matérias seguir (Mas isso está previsto na reforma). Deve-se pensar também no aluno, um pré-adolescente, que não formou uma opinião sobre sua carreira e no estudante que decide mudar de área (Vírgula) visto que aquelas inicialmente escolhidas não lhe agradaram (Desenvolva essa ideia de modo mais claro). Além do professor que será desvalorizado, visto que valerá o notório saber e não um profissional qualificado (Isso não ocorrerá em todos os casos).

Pode-se concluir, portanto (Redundância)que o governo brasileiro, especificamento o MEC, (Como assim? Reformule) precisa rever estas medidas e analisar todos os aspectos negativos e positivos que estas acarretarão na vida escolar, profissional e pessoal do indivíduo. Existem sempre dois lados de uma decisão e esta reforma do ensino médio, infelizmente, está pesando mais para o lado negativo, visto que além dos temas abordados acima, há diversas outras divergências que atigem diretamente os estudantes e professores que não podem ser usados como fantoches (Quais seriam?). Para que cesse a calamidade na educação do Brasil é necessario muito mais envolvimento, discussão, (Sem vírgula) e reformas democráticas que promovam o conhecimento de forma adequada.
 

Comentários do corretor


"Reforma ou progresso?".

Use sinônimos. 

Cuidado com o uso de primeira pessoa no seu texto. 

Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação. Estude coesão e coerência. Apresente fatos que vão evidenciar o seu ponto de vista acerca do tema, visto que sua argumentação está limitada ao senso comum.

Desenvolva a proposta de intervenção.  

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200