A reforma do ensino médio é um grande passo para melhorar a educação brasileira, visto que possibilita o aprofundamento do estudante em matérias específicas para o auxiliar no ensino superior (Vírgula) e também permite ao jovem fazer um curso técnico para já entrar no mercado de trabalho.
Relativo a possibilidade do aluno de se aprofundar em matérias, é algo que ajudará bastante o estudante no futuro, pois permite a especialização naquilo que o jovem quer estudar no ensino superior. Sendo assim, aumentando em qualidade e quantidade os alunos a ingressar na universidade. (Discussão limitada. Apresente fatos, citações que ressaltem o seu ponto de vista acerca do tema)
Além disso, vale também destacar a possibilidade de fazer um curso técnico, para que, (Sem vírgula) ao final do ensino médio, já se possa trabalhar. Isso pode qualificar a mão-de-obra dos jovens, além de retirar muitos adolescentes das ruas, com a chance de começar a trabalhar mais cedo. (Discussão limitada)
A reforma, (Sem vírgul)é, portanto, algo que pode não só melhorar a educação no Brasil, mas também aumentar a capacitação dos jovens que começarão a trabalhar. Se todos envolvidos (Quem? Cite-os) contribuirem com esforço e dedicação, o ensino brasileiro tende só a melhorar.
Comentários do corretor
Apresente fatos que possam encaminhar a linha de argumentação que será desenvolvida no texto.
Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a redação. Estude coesão e coerência.
Reveja como é desenvolvido um texto do tipo dissertativo-argumentativo.
Não apresenta proposta de intervenção.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |