Relativo á reforma do ensino médio, é possível dizer tanto aspectos positivos quanto negativos. Por um lado traz o curso técnico para o ensino médio; por outro nem todas as escolas têm estrutura para receber alunos em horário integral.
Uma vez que, (Sem vírgula) a educação integrada a formação técnica ajudaria pessoas de baixa renda a entrar no mercado de trabalho, além de também criar melhores condições de emprego e salário para os cidadãos, assim, melhorando sua qualidade de vida, (Ponto final) segundo Nelson Mandela "a educação é a forma mais poderosa que você pode usar para conquistar o mundo".
Convém lembrar que não são todas as escolas do país tem que possuem infraestrutura necessária afim a fim de adquirir aulas integrais, como acontece em algumas escolas do interior brasileiro que falta mesas, cadeiras e até salas de aula para alunos e professores. (Problema na construção de sentido)
Dessa forma, colocando não apenas professores qualificados nos cursos técnicos, mas também investir em infraestrutura acadêmica seria essencial (Por quê? Evidencie o seu ponto de vista no texto) nesse caso.
Comentários do corretor
Não apresenta tese.
Problemas na construção de sentido. Estude coesão e coerência.
Estude a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação. Apresente fatos e citações que possam ressaltar o seu ponto de vista acerca do tema.
Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Não apresenta proposta de intervenção.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 220 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |