(1) A reforma é um conjunto de novas diretrizes para o ensino médio, implementadas via medida provisória, que foi elaborada pelo ministério da educação e defendida pelo ministro Mendonça Filho, após a posse de Michel Temer. A reforma vem recebendo fortes críticas por trazer uma grande preocupação com relação à a desigualdade que pode desencadear com a flexibilização do currículo (Que tipo de desigualdade? Exemplifique), que deixará nas mãos das redes estaduais a escolha de qual ou quais itinerários formativos, ou seja, caminhos para formação (Vírgula) irão disponibilizar para seus estudantes. Sendo assim, pode-se dizer, (Sem vírgula) que a reforma está caminhando no sentido contrário ao progresso na educação.
“Nós estamos voltando a um passado extremamente útil”, foi o que o presidente Michel Temer disse à a respeito da reforma. Ou “antirreforma” que foi como Daniel Cara (Problemas de coesão e coerência), o coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, apelidou em entrevista ao à CartaCapital, por ser uma volta ao tempo no qual “a educação era dividida entre clássico e científico, que eram dois caminhos que geravam uma educação incompleta”. (Apresenta fatos, mas não se posiciona)
Entretanto, fica uma dúvida: à a quem o presidente Michel Temer se referia ao chamar aquele passado de “extremamente útil”, já que o novo ensino médio irá empurrar os mais pobres para vagas de subempregos, enquanto os mais ricos poderão focar os estudos nas áreas que desejam? Com certeza não aos são jovens com menor renda, (Sem vírgula) que ficarão dependentes do que a rede estadual lhes dará como possíveis escolhas de formação. (Argumenta de forma limitada)
Fica evidente, portanto, que a reforma nada mais é do que um aumento de desequilíbrio na educação, porque diminuirá as chances daqueles que mais precisam e os distanciará distanciarão dos que podem ter um bom ensino sem depender dos colégios públicos. Todavia, caso os itinerários formativos deixem de ser opcionais e se tornem obrigatórios, pode até ser que essa medida não seja tão retrógrada. Afinal, se todos os alunos tiverem uma educação igualitária (O que seria uma educação mais igualitária? Evidencie isso no seu texto), todos eles terão chances iguais de seguirem as carreiras de suas escolhas.
Comentários do corretor
(1) Reformule a introdução de modo que o seu ponto de vista fique claro.
Não há tese.
Reveja coesão e coerência; uso da vírgula; uso da crase.
Observe a relação do título com o texto.
O texto apresenta discussões que são pertinentes ao tema, mas fica limitado. Exemplifique mais. Além disso, há um conhecimento mediano com relação a estrutura do texto dissertativo argumentativo.
Continue exercendo a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |