(1) Embora apresente significativos destaques no cenário geopolítico internacional - configurando-se como um expressivo exportador de commodities - o Brasil apresenta um sistema educacional caótico e defasado, em que um considerável número de alunos não se interessa interessam em se fixar no meio escolar (Por quê? Exemplifique). Nesse âmbito (Qual?), muito se discute no círculo social a respeito da reforma do ensino médio como uma tentativa emergencial de elevar a educação nacional por intermédio de mudanças na grade curricular dos estudantes.
A priori, o Brasil é uma nação que, historicamente, valorizou o materialismo econômico em detrimento do conhecimento intelectual. Como exemplo disso, ao desembarcar no território recém descoberto, o europeu colonizador procurou satisfazer unicamente as necessidades econômicas da metrópole portuguesa. Desse modo, não houve uma preocupação em formar o cidadão para a vida culta e intelectual, visto que a sociedade brasileira sempre esteve voltada para o processo de acúmulo de riquezas como um meio necessário ao desenvolvimento social, moral e financeiro. (Desenvolva esa ideia com mais clareza; explique como isso influencia isso atualmente)
Dessa forma, é importante destacar que a reforma do ensino médio deve ser realizada, porquanto a esfera educacional necessita de uma infraestrutura escolar de qualidade (Cite exemplos do que seria ideal). No entanto, vale ressaltar que esse processo deve ocorrer de forma lenta e gradual , levando em consideração as circunstâncias históricas e culturais da educação brasileira (Exemplifique). Nesse sentido, é mister que a esfera governamental possa promover um maior envolvimento da comunidade (Vírgula) no que diz respeito a reformulação do ensino médio. Através Por meio de plebiscitos e consultas públicas virtuais, o cidadão poderá opinar sobre as as decisões que envolvam o seio escolar fomentando, desse modo, uma maior democratização das ações governamentais mediante a opinião pública.
Destarte, segundo o filósofo Rousseau, a educação se apresenta como elemento imprescindível no desenvolvimento do jovem cidadão. Dessa maneira, no intuito de promover mudanças benéficas no cenário educacional, é mister que os setores midiáticos possam agir no sentido de informatizar informar a população sobre os desafios enfrentados pela educação e suas possíveis mudanças no contexto atual, por intermédio de debates televisivos e documentários dotados de imparcialidade. Por fim, a esfera social - por meio das Ong's e secretarias - deve incentivar os jovens a lutar pelos seus direitos na esfera educacional e política brasileira, através por meio de palestras ministradas por sociólogos e debates ativos no seio escolar (Vírgula) o cidadão será impulsionado a questionar sobre as transformações ocorridas no ambiente escolar e suas implicações para o seio coletivo.
Comentários do corretor
(1) Não apresenta tese.
O texto apresenta argumentos pertinentes ao tema, no entanto, estão limitados.
Houve um problema na construção de sentido no segundo parágrafo. Faça um projeto de texto antes de desenvolver a sua redação e estude coesão e coerência.
Há alguns problemas gramaticais.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |