Segundo José Saramago,na falsa democracia mundial, o cidadão está a deriva, sem a oportunidade de intervir politicamente e mudar o mundo. Nesse sentido, notamos com a nova proposta do governo sobre a reforma do Ensino Médio, a qual surgiu fortuitamente e foi aprovada sem o consenso da sociedade,fazendo com que os indivíduos ficassem indignados,pois, (Sem vírgula) a população nem as bases de ensino estão preparados (Como assim? Não ficou claro).
Em primeiro plano, observa-se que o povo foi mais uma vez deixado de lado, diante de um assunto delicado que é a educação,onde jovens _Futuro do país_ serão envolvidos (Explique o porquê dessa afirmação. Exemplifique).Projetados planos para modificar o ensino médio, esses deveriam entrar em debate para melhor organização.
Em segundo plano, nota-se que as instituições de ensino, (Sem vírgula) não estão preparadas para receber e aplicar novos planos integrais de estudo, (Ponto final) dessa forma, pode haver uma grande frustração futuramente (Que tipo de frustação? Cite-a no seu texto). De acordo com o político e ativista social "Nelson Mandela" (Sem aspas), a educação é a maior arma que se pode usar para mudar. Porém, a nova ideia da reforma do Ensino Médio é muito precitada, e o curto prazo para a iniciação faz com que a sociedade sinta-se se sinta cética à decisão (Por quê?). (Desenvolvimento limitado ao senso comum)
Desse modo, com a aprovação do ensino técnico ao ensino médio,o ministério da educação deverá colocar em prioridade as instituições mais carentes (Como assim?),em prol de um planejamento adequado, para que não venha a falhar (Falhar em que sentido?). Logo, o governo durante esse tempo de adaptação, (Sem vírgula) deverá considerar os apelos e críticas da sociedade, para que essas desenvolvam melhor os seus papéis. Em meio a esse envoltório a população deve exigir das autoridades mais participação do povo em suas decisões.
Comentários do corretor
Cuidado com o uso de primeira pessoa no seu texto.
O texto apresenta discussões superficiais.
Não há tese no texto.
Estude coesão e coerência. Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação.
Observe a relação do seu texto com o título.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |