No Brasil, o Ministério da Educação no ano de 2016 (Vírgula) propôs a proposta (Redundância) para reformula reformular o ensino médio através por meio da Medida Provisória 746, que irá alterar a Lei de Diretrizes e Bases 9398. Todavia, essa proposta está sendo criticada por vários especialistas e estudantes da sociedade.
Os objetivos da Medida Provisória é tornar o ensino médio das escolas publicas e privadas em integral. Com isso, ocorrerá o aumento na carga horária que passará de 800 horas para 1400 horas. O ensino técnico terá outro peso. As escolas não serão obrigadas a oferecer aos alunos todas as cinco áreas, mas deverão oferecer ao menos uma das itinerárias formativas: Linguagens, Matemática, Ciências da natureza, Ciências Humanas e Formação Técnica Profissional. (Desenvolva de modo mais claro os fatos que forão expostos; limitação do assunto)
Um dos principais questionamentos se fundamenta a da não participação da sociedade, porque tais medidas não poderiam ser impostas por pela Medida Provisória (MP). Alem Além disso, segundo alguns especialistas a proposta de reforma feriria o Art 206, VI da Constituição Federal, que fala sobre educação, onde será fomentada democraticamente.(Argumentação limitada)
Outro alvo de criticas crísticas e na é a possibilidade de professores sem diploma específico ministrarem aulas. E segundo o Ex-Ministro da educação (Vírgula) as alterações poderão levar o país a uma extrema desigualdade social (Que tipo de desigualdade? Exemplifique), tendo em vista, (Sem vírgula)que a reforma levará os alunos pobres ao conhecimento subsidiário e os ricos a um propedêutico.
Diante disso, a Medida Provisória não deve ser aceita, pois levará o país a um grande retrocesso (Procure deixar isso evidente em seu texto). Para que o sistema educacional melhore, o Governo Federal deve investir em infra-estrutura e equiparação justa dos salários para os professores,(Ponto final) com isso, iremos caminhar para o progresso.
Comentários do corretor
Não apresenta tese.
Problema na construção de sentido no texto.
Apresenta uma proposta de intervenção superficial.
Observe que não há progressão de sentido no seu texto. Recomendo que faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação. Além disso, é interessante rever coesão e coerência.
Estude a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Observe que há alguns problemas gramaticais no seu texto.
Apresnta discussões pertinentes ao tema, mas não estão bem desenvolvidas.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |