No dia dezesseis de fevereiro de 2017, o presidente Michel Temer sancionou no Palácio do Planalto, com a presença do presidente do Senado, Eunício Oliveira, a lei da reforma do ensino médio.(Vírgula) que transforma o modelo de ensino, ou seja, muda a distribuição das treze disciplinas estudadas ao longo dos anos e dá ênfase ao ensino técnico.
Atualmente, o Brasil encontra-se se encontra em um momento difícil (1) no que se refere a educação, pois (Vírgula) infelizmente (Vírgula) muitos jovens estão evadindo das escolas e mostrando baixos rendimentos educacionais (Apresente um fato que evidencie o porquê disso estar acontecendo). De acordo com uma reportagem do jornal nacional, o Brasil encontra-se em 59° posição (1) no que se refere a leitura.Esse dado foi obtido através por meio de uma pesquisa feito feita pelo pisa, teste internacional aplicado no mundo, no ano de 2015.
O governo criou a reforma do ensino médio com objetivo de melhorar o índice educacional.Com isso (Vírgula) o ensino técnico será implantado de forma gradual. As escolas terão cinco anos para aumentar a carga horária de oitocentas horas para mil horas (Observe que há um equívoco nessa afirmação).Também terão terá o inglês como língua estrangeira obrigatória, podendo ensinar o espanhol somente na segunda opção, caso a escola deseje.Com isso os alunos focarão na língua inglesa, pois é a mais falada no mundo 9Cuidado ao fazer algumas afirmações). Disciplinas como: educação física, artes, filosofia e sociologia não serão mais obrigatórias.(Vírgula) Podendo a escola optar em ensinar ou não, (Se vírgula) de acordo com sua realidade local.Dessa forma a escola não irá passar conteúdo sem utilidade (Como assim? Observe e reflita sobre essa afirmação) e focará em aulas de acordo com a necessidade da comunidade. Um ponto que deve ser repensado e modificado sobre essa reforma (Vírgula) é o fato de professores poderem dar aulas sem graduação, pois essas aulas poderão deixar muitas dúvidas para os alunos, prejudicando a qualidade do ensino (Desenvolva essa ideia).
De acordo com o site globo.com (Vírgula) o objetivo dessa reforma é matricular 50% dos alunos nas escolas integrais até 2024.Com o ingresso dos alunos nessas escolas é possível que eles façam suas escolhas, ou seja, podem escolher o curso desejado para estudar e após o término conseguir um trabalho na área. (Não há posicionamento)
A reforma do ensino médio é um meio para melhorar a educação brasileira, mas é necessário que haja investimentos do governo para beneficiar os alunos, criando políticas públicas em prol da educação, pois sabemos que esses jovens terão que estudar integral e não terão tempo de trabalhar.Também é necessário que as escolas estejam adequadas de acordo com a necessidade dos estudantes, pois é preciso ter um local bom e limpo para que haja interesse nos estudos. De certa forma é imprescindível aumentar os orçamentos da educação, pois é impossível uma educação de qualidade sem grandes investimentos.
Comentários do corretor
Não apresenta tese.
Introdução limitada a descrever a reforma.
(1) Use sinônimos.
Argumentação limitada a apresentação de fatos, pois não desenvolve o seu ponto de vista acerca do tema proposto.
Observe os erros de concordância.
Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, pois auxiliará na progressão de sentido no texto.
Cuidado com o uso de primeira pessoa no seu texto.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |