Novo ensino médio: herói ou vilão? - Banco de redações


Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

Enviada em: 05/03/2017

Status:

Corrigida
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Evasão escolar, falta de incentivo ao estudo, falta de ceticismo e avaliação crítica, pouco encorajamento ao para o uso da criatividade e curiosidade e a fraca qualificação dos professores são os problemas da educação do Brasil, que podem justificar a péssima avaliação do país no exame Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA). Em meio a essa desordem a reforma do ensino médio apresenta-se se apresenta como uma vela na escuridão que irá salvar os alunos do país, mas ela realmente irá melhorar a situação? Seria esse um grande erro? Ou pouco mudará com sua aquisição? Para melhor responder as indagações é importante avaliar aspectos positivos e negativos.

Em uma abordagem favorável ao projeto (Vírgula) pode-se ressaltar a autonomia dos estudantes na escolha das matérias, que já ocorre em nações com ótimos índices educacionais como Canadá, França, Inglaterra e Suíça, e o aumento da carga horária. A flexibilização do currículo escolar dá mais motivação aos adolescentes estudarem o que tem vocação, resolvendo uma atual dificuldade, a carência de estímulo na busca de conhecimento (Desenvolva essa ideia para que fique claro o seu posicionamento). Já o aumento do período de aulas proporciona uma abordagem mais ampla dos conteúdos em sala que em muitas escolas de hoje é inviável por falta de tempo.

Em contrapartida observa-se a falta de estrutura em muitas escolas para a implantação do novo sistema e o ensino dado por professores com notório saber que, segundo o portal do MEC, valerá apenas para cursos técnicos e profissionalizantes. A primeira questão revela sobre a precariedade dos colégios que torna difícil a implantação do novo modelo educacional de forma integral (Por quê? Deixe claro no seu texto). Para que não ocorra impasses demandará grandes investimentos do estado, caso contrário (Vírgula) faltará dinheiro para custear o aumento do horário nas aulas e do número de professores (Como assim? Desenvolva melhor essa ideia). A cerca Acerca da outra objeção citada nota-se um retrocesso, pois o adequado seria qualificar mais os docentes e não permitir empregos na área para profissionais não devidamente formados para o trabalho.

Portanto, em suma a medida é benéfica, desde que ocorra de forma completa e com qualidade em todas as redes de ensino e que não haja aulas com pessoas sem a adequada instrução para a docência.

Comentários do corretor


Observe que há problemas na construção de sentido no seu texto. Estude coesão e coerência.

Observe alguns erros gramaticais.

Não relaciona a reforma com outros fatos. Procure fazer isso para sustentar o seu ponto de vista.

Não há proposta de intervenção. 

Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, pois isso auxiliará na progressão de sentido no texto.

Argumentos pertinentes ao tema, mas limitados. Busque trazer fatos que ressaltem o seu ponto de vista. 

Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200