O Brasil é um país despreparado e sem qualquer tipo de aparato para combater a violência. Que não [violência e não] tem qualquer tipo de incentivo à educação e combate a [à] segregação racial.
O que estamos vivendo hoje é apenas um reflexo de tal despreparo como é o exemplo da problemática vivida pelo sistema carcerário, onde detentos e agentes penitenciários estão morrendo por falta de despreparo e instruções á [à] lida com aqueles que foram privados de liberdade por falta de educação. Mas quando falamos em educação ?[vírgula] não estamos somente nos atentando àquela dada pelos pais, mas aquela proveniente das escolas.
Para que de fato seja empregada uma mudança no sistema carcerário [vírgula] é necessário mudar a constituição [Constituição] do próprio país, impedir e punir qualquer tipo de segregação racial e social, [sem vírgula] para que pobres e negros pudessem ingressar nas escolas e nas universidades; além de capacitar pessoas através [por meio] de cursinhos para lidar com pessoas consideradas “privadas” do convívio social, armá-las, mas não com armas de fogo, mas armas de choque ou até talvez injeções para evitar qualquer tipo de desordem, manter uma vigilância severa a defensores públicos e banimento de visitas intimas ou indutos, porém promover educação e trabalho dentro dos presídios, utilizar o conhecimento daqueles que foram presos e que tem [têm] curso superior ou capacitar professores para ensinar aqueles que não têm qualquer tipo de formação, fazê-los obter uma remuneração com seus trabalhos dentro dos presídios para sustentar suas famílias aqui fora, e não utilizar o dinheiro público dos contribuintes para sustentar as famílias dos mesmos.
A problemática vivida hoje será mais uma das muitas que aconteceram e acontecerão se a educação não for à [a] proposta número um de mudança no Brasil. Se a constituição não deixar de ser provinciano [provinciana] o índice de analfabetismo aumentará, e [aumentará e,] consequentemente o número de encarcerados, deixando as selas [celas] mais refertas.
Contudo [vírgula] a educação e a inclusão social da população mais pobre, além de programas sociais que retire [retirem] os jovens e as crianças do convívio as [com as] drogas e a criminalidade [vírgula] é o que de fato evitará acontecimentos como esses que vivemos hoje, [sem vírgula] e que vivemos em 1992 com o Massacre do Carandiru, 2004 com a Casa de Custódia de Benfica, 1987 com a Penitenciária do Estado de São Paulo, 2002 com o Presídio Urso Branco, 1989 com 42º Distrito Policial de São Paulo, 2010 com Complexo Penitenciário de Pedrinhas e 2017 com a Penitenciária de Alcaçuz com corpos decapitados e carbonizados. Portanto [vírgula] com [como] está escrito na Bíblia: “... toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela...”.
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto, porém apresentou muitos problemas relacionados à escrita que prejudicaram a construção de sentido do texto. Atente às regras de acentuação e evite períodos e parágrafos longos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |