Os direitos humanos no Brasil estão consagrados na constituição [Constituição] desde 1988, e desde então a mesma vem para auxiliar e dar garantia a cidadãos brasileiros dos seus direitos de principio [princípio] de dignidade como ser humano. Essa constituição visa garantir respeito por parte do estado [Estado] a qualquer individuo, mesmo que esse [ele] tenha cometido crimes, o livrando [livrando-o] de qualquer ato degradante e desumano.
“ A justiça tarda, mas não falha”, esse velho ditado que se encontra na boca dos injustiçados, [sem vírgula] não cabe no nosso método de administrar as pessoas que estão em cárcere sob responsabilidade do estado no Brasil, pois, um método efetivo faria com que essas pessoas pagassem pelos seus crimes e voltassem as [às] ruas transformadas, como vemos em muitos países afora, onde segurança é prioridade.
A forma degradante do nosso sistema poderia ser resolvida de várias formas. Se um dos principais problemas é superlotação, uma nova medida de tratamento, onde esses [os presos] poderiam ter acesso a uma educação, conhecimento, e outros, para devolvê-los as [às] ruas como cidadãos de bem e com mais possibilidades de uma carreira na área profissional, fazendo assim que contribuíssem para o crescimento do país, ao invés de superlotar as prisões.
A falta de higiene é outro ponto que expõe essas pessoas á [a]uma situação desumana. Além de educação, disciplina vem ser [é] fundamental, se esses criminosos fossem disciplinados com serviços dentro da própria penitenciaria [penitenciária], como por exemplo: eles mesmos serem responsáveis pela limpeza, alimentação e vários outros pontos que seria um auto beneficio [autobenefício], ao invés de pagarem seus crimes com castigos físicos, que na realidade os tornam piores.
Podemos concluir, [sem vírgula] que nosso sistema carcerário pode até punir os detentos, entretanto, é de uma forma falha e que feri [fere] seus direitos, pois apesar de terem contribuído para um mal social, ainda continuam sendo seres humanos, [sem vírgula] e cidadãos brasileiros.
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto, mas apresenta problemas relacionados à escrita e não conseguiu desenvolver uma linha argumentativa que sobressaísse ao senso comum. Faltou também um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos etc.) para fundamentar melhor os seus argumentos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |