As rebeliões que vêm ocorrem no Brasil mostram a precariedade do sistema carcerário. As consequências, principalmente da superlotação dos presídios, podem ser observadas nos massacres desses últimos dias. A grande dificuldade no Brasil é solucionar um problema que não é atual, há muitos anos se ouve falar na dificuldade de reabilitação e ressocialização de ex-presidiários. No entanto, como conseguir melhorar o sistema carcerário do Brasil?
Como os presídios são responsabilidade do governo, deve-se começar por um planejamento para aumentar esses locais [vírgula] suprindo, assim, as necessidades, melhora nas condições sanitárias, nas instalações e programas sociais com psicólogos e médicos em geral com a finalidade de diminuir a violência ao realizar tratamentos para esses presidiários, a educação e ensinamentos religiosos também auxiliam como base para melhoria do ser humano. Aumentar a segurança dentro e fora dos presídios, que além dos massacres de presos por rivalidade de facções, ocorreu a fuga de alguns detentos, o que é um risco a [à] sociedade que fica vulnerável ao ataque de criminosos.
É um problema que, como relatado anteriormente, é de longa data, [sem vírgula] e não será resolvido do dia para a noite, mas que aos poucos pode ser melhorado até que diminua ou acabe o problema. Lógico, [sem vírgula] que prevenir é melhor que remediar, ou seja, melhorar as condições do país em todos os aspectos, mas principalmente visando [à] saúde e educação, assim, com toda certeza, irá diminuir os índices de crimes e terão mais cidadãos conscientes que a vida do crime não é uma opção.
Comentários do corretor
O texto realizou uma abordagem simplista e superficial do tema, pois a linha argumentativa apresentada foi insuficiente. Desenvolva suas ideias e argumentos a fim de melhor explorar o recorte temático e sustentar seu posicionamento sobre a questão. Procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos etc.) para fundamentar suas ideias.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |