Das rebeliões à educação - Banco de redações


Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro

Enviada em: 07/01/2017

Status:

Corrigida
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As rebeliões que vêm ocorrem no Brasil mostram a precariedade do sistema carcerário. As consequências, principalmente da superlotação dos presídios, podem ser observadas nos massacres desses últimos dias. A grande dificuldade no Brasil é solucionar um problema que não é atual, há muitos anos se ouve falar na dificuldade de reabilitação e ressocialização de ex-presidiários. No entanto, como conseguir melhorar o sistema carcerário do Brasil?

Como os presídios são responsabilidade do governo, deve-se começar por um planejamento para aumentar esses locais [vírgula] suprindo, assim, as necessidades, melhora nas condições sanitárias, nas instalações e programas sociais com psicólogos e médicos em geral com a finalidade de diminuir a violência ao realizar tratamentos para esses presidiários, a educação e ensinamentos religiosos também auxiliam como base para melhoria do ser humano. Aumentar a segurança dentro e fora dos presídios, que além dos massacres de presos por rivalidade de facções, ocorreu a fuga de alguns detentos, o que é um risco a [à] sociedade que fica vulnerável ao ataque de criminosos.

É um problema que, como relatado anteriormente, é de longa data, [sem vírgula] e não será resolvido do dia para a noite, mas que aos poucos pode ser melhorado até que diminua ou acabe o problema. Lógico, [sem vírgula] que prevenir é melhor que remediar, ou seja, melhorar as condições do país em todos os aspectos, mas principalmente visando [à] saúde e educação, assim, com toda certeza, irá diminuir os índices de crimes e terão mais cidadãos conscientes que a vida do crime não é uma opção.

Comentários do corretor


O texto realizou uma abordagem simplista e superficial do tema, pois a linha argumentativa apresentada foi insuficiente. Desenvolva suas ideias e argumentos a fim de melhor explorar o recorte temático e sustentar seu posicionamento sobre a questão. Procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos etc.) para fundamentar suas ideias.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200