Sob o olhar de uma nação que sonha por um país melhor e pelo do relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU), a situação carcerária brasileira é cruel e desumana devido à superlotação. Diante de tal situação [vírgula] é preciso uma intervenção imediata no melhoramento não de presídios, e sim da construção social do indivíduo.
Um homem sem trabalho não tem dignidade a zelar e nem se como autossustentar[-se], consequentemente, para suprir suas necessidades, a prática de roubos, assaltos e tráficos de drogas são os meios que eles encontram. A partir disso [vírgula] são apontados os principais fatores para a lotação carcerária no Brasil, e o Estado, instância maior que gera o país [vírgula] tem consciência disso.
Todavia, a preocupação maior está em tirar essas pessoas do meio social e jogá-las em uma cadeia como animais. Pouco se preocupa se esse ser humano que deveria ter educação, saúde, lazer, formação profissional para o mercado de trabalho, bem estar [bem-estar] biopsicosocial [biopsicossocial], que são quesitos constitucionalmente direito de todos e que cabe ao Estado assegurar isso, pois não se vê na prática nada do que foi citado, entretanto [vírgula] observa-se cada vez mais pessoas sendo presas e [vírgula] dentro das penitenciárias [vírgula] se tornando [tornando-se] cada vez mais um criminoso perigoso, sem reabilitação e reeducação para voltar à sociedade.
Diante disso, é preciso perceber que se existem pessoas cometendo crimes e que a causa disso é a ineficiência e falha do Estado no processo de formação de cidadãos, e o essencial para a construção humana se faz com educação e emprego, são duas armas poderosas [vírgula] que [vírgula] se for [forem] garantida a todos, ajudará [ajudarão] no surgimento de uma sociedade com mais valores humanos, em [com] seres moralmente éticos.
Comentários do corretor
O texto aborda o tema proposto e apresenta uma tese sobre o tema. No entanto, faltou uma linha argumentativa mais embasada para enriquecer o texto. Procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |