Ao longo do processo de formação do Estado brasileiro, em evidência no século XVI, houve a implementação de uma lógica segregacionista europeia, a qual subjulga [subjulgou] religiões de cunho afro-descendente [afrodescendente] à inferioridade perante outras crenças. Diante disso, formou-se um pensamento que fomentou a intolerância para com religiões não pertencentes ao meio do indivíduo. Dessa maneira, faz-se necessária a intervenção de instituições sociais para a atenuação da problemática em questão.
É notória a necessidade em se entender o conceito de Estado laico através [por meio] da Constituição brasileira vigente. Segunda esta, o Estado deve permanecer imparcial nas decisões políticas, de forma que mantenha a posição laica do Estado. Entretanto, a realidade rompe com esse preceito, uma vez que a violência pautada no tipo de credo religioso tem ganhado força. Para atestar essa afirmação, a Secretaria de Direitos Humanos divulgou dados pertinentes: o maior número de casos de discriminação para com o credo religioso ocorre com religiões afro-brasileiras. Dessa forma, é possível perceber a persistência da lógica segregacionista apresentada desde o período colonial.
Outrossim, a intolerância ocorre, principalmente, devido o [em virtude do] desconhecimento acerca do sincretismo cultural brasileiro. O Brasil é formado por diversas culturas, as quais tiveram contato e tornaram-se genuinamente brasileiras. Contudo, a maioria da população desconhece a importância dessas [delas], [sem vírgula] e coloca sua religião acima das outras. Para reverter esse quadro, houve a criação de leis que buscam penalizar práticas de intolerância religiosa, apesar de ainda existirem casos como o em questão devido a pouca eficácia destas leis.
Dado o exposto, fica clara a necessidade em criar caminhos que visam [visem a] combater a intolerância religiosa no Brasil. Faz-se necessário, portanto, o Estado deve ampliar a ação das leis, através [leis por meio]do aumento da multa para indivíduos que praticarem a intolerância para com o próximo. O dinheiro arrecadado deverá ser passado para os meios midiáticos, os quais devem criar campanhas que visam conscientizar acerca do sincretismo cultural, [sem vírgula] e que toda religião deve ser respeitada. Por fim, ONGS [ONGs] engajadas na busca pela tolerância devem fiscalizar e assegurar que a lei está sendo cumprida. Dessa forma, é possível atenuar o problema em questão.
Comentários do corretor
O texto revela bom domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente. Há uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeita os direitos humanos.
Vamos aos aspectos pontuais:
- 3º parágrafo: a que caso você se refere? Não está explícito;
- Há problemas em relação ao uso da vírgula, o que pode comprometer a construção de sentido do texto;
- Poderiam ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições etc.).
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |