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Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 22/11/2016

Status:

Corrigida
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Ao longo do processo de formação do Estado brasileiro, em evidência no século XVI, houve a implementação de uma lógica segregacionista europeia, a qual subjulga [subjulgou] religiões de cunho afro-descendente [afrodescendente] à inferioridade perante outras crenças. Diante disso, formou-se um pensamento que fomentou a intolerância para com religiões não pertencentes ao meio do indivíduo. Dessa maneira, faz-se necessária a intervenção de instituições sociais para a atenuação da problemática em questão.

É notória a necessidade em se entender o conceito de Estado laico através [por meio] da Constituição brasileira vigente. Segunda esta, o Estado deve permanecer imparcial nas decisões políticas, de forma que mantenha a posição laica do Estado. Entretanto, a realidade rompe com esse preceito, uma vez que a violência pautada no tipo de credo religioso tem ganhado força. Para atestar essa afirmação, a Secretaria de Direitos Humanos divulgou dados pertinentes: o maior número de casos de discriminação para com o credo religioso ocorre com religiões afro-brasileiras. Dessa forma, é possível perceber a persistência da lógica segregacionista apresentada desde o período colonial.

Outrossim, a intolerância ocorre, principalmente, devido o [em virtude do] desconhecimento acerca do sincretismo cultural brasileiro. O Brasil é formado por diversas culturas, as quais tiveram contato e tornaram-se genuinamente brasileiras. Contudo, a maioria da população desconhece a importância dessas [delas], [sem vírgula] e coloca sua religião acima das outras. Para reverter esse quadro, houve a criação de leis que buscam penalizar práticas de intolerância religiosa, apesar de ainda existirem casos como o em questão devido a pouca eficácia destas leis.

Dado o exposto, fica clara a necessidade em criar caminhos que visam [visem a] combater a intolerância religiosa no Brasil. Faz-se necessário, portanto, o Estado deve ampliar a ação das leis, através [leis por meio]do aumento da multa para indivíduos que praticarem a intolerância para com o próximo. O dinheiro arrecadado deverá ser passado para os meios midiáticos, os quais devem criar campanhas que visam conscientizar acerca do sincretismo cultural, [sem vírgula] e que toda religião deve ser respeitada. Por fim, ONGS [ONGs] engajadas na busca pela tolerância devem fiscalizar e assegurar que a lei está sendo cumprida. Dessa forma, é possível atenuar o problema em questão.

Comentários do corretor


O texto revela bom domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente.  Há uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeita os direitos humanos.

Vamos aos aspectos pontuais:

  • 3º parágrafo: a que caso você se refere? Não está explícito;
  • Há problemas em relação ao uso da vírgula, o que pode comprometer a construção de sentido do texto;
  • Poderiam ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições etc.).

Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200