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Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 22/11/2016

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
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Ao longo do processo de formação do Estado brasileiro, em evidência no século XVI, houve a implementação de uma lógica segregacionista europeia, a qual subjulga [subjulgou] religiões de cunho afro-descendente [afrodescendente] à inferioridade perante outras crenças. Diante disso, formou-se um pensamento que fomentou a intolerância para com religiões não pertencentes ao meio do indivíduo. Dessa maneira, faz-se necessária a intervenção de instituições sociais para a atenuação da problemática em questão.

É notória a necessidade em se entender o conceito de Estado laico através [por meio] da Constituição brasileira vigente. Segunda esta, o Estado deve permanecer imparcial nas decisões políticas, de forma que mantenha a posição laica do Estado. Entretanto, a realidade rompe com esse preceito, uma vez que a violência pautada no tipo de credo religioso tem ganhado força. Para atestar essa afirmação, a Secretaria de Direitos Humanos divulgou dados pertinentes: o maior número de casos de discriminação para com o credo religioso ocorre com religiões afro-brasileiras. Dessa forma, é possível perceber a persistência da lógica segregacionista apresentada desde o período colonial.

Outrossim, a intolerância ocorre, principalmente, devido o [em virtude do] desconhecimento acerca do sincretismo cultural brasileiro. O Brasil é formado por diversas culturas, as quais tiveram contato e tornaram-se genuinamente brasileiras. Contudo, a maioria da população desconhece a importância dessas [delas], [sem vírgula] e coloca sua religião acima das outras. Para reverter esse quadro, houve a criação de leis que buscam penalizar práticas de intolerância religiosa, apesar de ainda existirem casos como o em questão devido a pouca eficácia destas leis.

Dado o exposto, fica clara a necessidade em criar caminhos que visam [visem a] combater a intolerância religiosa no Brasil. Faz-se necessário, portanto, o Estado deve ampliar a ação das leis, através [leis por meio]do aumento da multa para indivíduos que praticarem a intolerância para com o próximo. O dinheiro arrecadado deverá ser passado para os meios midiáticos, os quais devem criar campanhas que visam conscientizar acerca do sincretismo cultural, [sem vírgula] e que toda religião deve ser respeitada. Por fim, ONGS [ONGs] engajadas na busca pela tolerância devem fiscalizar e assegurar que a lei está sendo cumprida. Dessa forma, é possível atenuar o problema em questão.

Dados correção tradicional

O texto revela bom domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente.  Há uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeita os direitos humanos.

Vamos aos aspectos pontuais:

  • 3º parágrafo: a que caso você se refere? Não está explícito;
  • Há problemas em relação ao uso da vírgula, o que pode comprometer a construção de sentido do texto;
  • Poderiam ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições etc.).
Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200