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Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 20/11/2016

Status:

Corrigida
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Nas sociedades contemporâneas, a diversidade apresenta variedades de religiões, crenças e costumes. E nessa pluralidade, há relações econômicas, políticas, sociais e culturais. No entanto, apesar dessa convivência existir entre etnias diferentes, negatividades perpetuam-se como: intolerância religiosa, racismo e preconceitos. Logo, a necessidade em desenvolver hábitos de consciência coletiva, bem como sensibilidade para com o próximo, precisa ganhar espaço no Brasil. Além disso, instituições sociais – escola, poder governamental e ramos profissionais; [–] podem mesclar cidadania à socialização e, assim, estabelecer uma sociedade mais tolerante, justa e democrática.

Com base nessas considerações, o sociólogo contemporânea [contemporâneo] Nobert Elias, ?[sem vírgula] possui teoria sobre "habitus" nas relações sociais. A importância em desenvolver consciência coletiva ao bem comum, ?[sem vírgula] proporciona reciprocidade sensitiva no entendimento das diferenças étnicas e culturais, proporcionando meios para inibir intolerâncias e digladiações religiosas. Logo, as [às] vezes, não falta consciência, falta sensibilidade em desenvolver caráter ao respeito ao próximo.

Outro ponto dessa negatividade, porém possível de mudanças, adentram nas palavras do sociólogo Émile Durkheim, no qual os conflitos existem basicamente pela "anomia", isto é, pela ausência ou insuficiência da normatização das relações sociais, ou por falta de instituições que regulamentem tais relações. Por isso ?[vírgula] a necessidade das ações educacionais, profissionais e forças administrativas e políticas, ?[sem vírgula] estabelecerem gestões eficazes e quantitativas. ?[vírgula] Buscando caminhos para combater a intolerância religiosa e outros preconceito existentes.

Dessa maneiro [maneira], portanto, a ênfase de conflitos religiosos na atualidade podem [pode] construir uma sociedade mais injusta e antidemocrática, mas a construção de ações mútuas, mesclada ao senso ético e moral, viabilizam [viabiliza] uma civilidade mais centrada e disposta às mudanças sociais. Por conseguinte, precisa haver um diagnóstico de situações concretas e reconhecer o que Franklin Dias Coelho, professor e secretário especial, diz sobre "espaço herdado", buscando conhecer mais sobre as identidades regionais, formações socioeconômicas, fatores históricos e culturais. ?[vírgula] E ?[vírgula] desta forma ?[vírgula] viabilizar conhecimento acerca do pluralismo étnico para inibir intolerância religiosa.

Ademais, a imprescindível protocooperação entre escola, mídia e Estado, para concatenar melhorias. O trabalho educacional poderia, através [por meio] de palestras e eventos à comunidade, apresentar palestrantes para falar sobre o tema aqui abordado. A mídia, com toda sua influência social, deve noticiar com maior precisão as normativas constitucionais a respeito dos direitos cívicos. Por fim, o Estado necessita revisar suas leis e, consequentemente, torná-las mais eficientes e qualitativas.

Comentários do corretor


O texto revela razoável domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente e os argumentos são consistentes. Há uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeita os direitos humanos.

O que faltou: bom uso dos sinais de pontuação; exemplificar melhor a questão da intolerância religiosa no Brasil; o texto está muito extenso.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200