Atualmente, no Brasil, há uma grande diversidade cultural e religioso [religiosa], formada ao longo de muitos anos, ?[sem vírgula] por povos que chegaram em [ao] solo brasileiro durante toda a construção da história do país.
Embora liberdade religiosa seja defendida pela constituição [Constituição, o Brasil ainda vive um alto índice de intolerância entre as religiões. As crenças de descendência africana são as que mais sofrem com a intolerância no Brasil.
A Internet tem ajudado a difundir ideias contra inúmeras crenças em vários países, sendo o principal meio de influência utilizados [utilizado] por grupos extremistas, como o Estado Islâmico.
Visto isso, as escolas devem dar bastante atenção à população infantil e adolescente, ensinando o respeito entre os cidadãos. As palestras são de fundamental importância para o combate da intolerância, conscientizando a população adulto [adulta] sobre o direito de escolher ou não um religião e o dever de respeitar independente [independentemente] da escola [escolha] do outro. O Governo, por sua vez, deve criar órgãos que facilitem a denúncia.
Comentários do corretor
O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática, o que não deixou o texto sobressair ao senso comum. Poderia ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |