Intolerância no Brasil - Banco de redações


Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 17/11/2016

Status:

Corrigida
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Atualmente, no Brasil, há uma grande diversidade cultural e religioso [religiosa], formada ao longo de muitos anos, ?[sem vírgula] por povos que chegaram em [ao] solo brasileiro durante toda a construção da história do país.

Embora liberdade religiosa seja defendida pela constituição [Constituição, o Brasil ainda vive um alto índice de intolerância entre as religiões. As crenças de descendência africana são as que mais sofrem com a intolerância no Brasil.

A Internet tem ajudado a difundir ideias contra inúmeras crenças em vários países, sendo o principal meio de influência utilizados [utilizado] por grupos extremistas, como o Estado Islâmico.

Visto isso, as escolas devem dar bastante atenção à população infantil e adolescente, ensinando o respeito entre os cidadãos. As palestras são de fundamental importância para o combate da intolerância, conscientizando a população adulto [adulta] sobre o direito de escolher ou não um religião e o dever de respeitar independente [independentemente] da escola [escolha] do outro. O Governo, por sua vez, deve criar órgãos que facilitem a denúncia.

Comentários do corretor


O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática, o que não deixou o texto sobressair ao senso comum. Poderia ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200