Assassinatos, destruição de imagens sacras, [e] preconceitos em várias frentes, ?[sem vírgula] são alguns dos crimes mais cometidos contras as religiões afrodescendentes no país. O Brasil ?[vírgula] por ter em sua formação uma mistura de origem, onde [em que] pessoas de várias nacionalidade se juntaram para formar o povo Brasileiro, o que acabou dando ao país uma identidade totalmente diferentes de outras nacionalidade, o que fez com que o país tivesse várias religiões, mesmo sendo um país que foi descoberto por uma Nacionalidade onde o cristianismo era a única religião oficial , e tentou fazer com que suas colonias seguisse os mesmo dogmatismos.
Mas como Brasil foi se afastando dos Portugueses, ?[sem vírgula] e criando sua própria identidade, logo se viu sem alternativa, ?[sem vírgula] e acabou aceitando as demais religiões no país, principalmente a de cunho afro decentes [afrodescendentes], devido ao grande número de escravos que aqui desembarcaram e começaram a cultuar suas ceitas. Mas passados mais de 500 anos do descobrimentos do país, ainda existe [existem] pessoas que verem [veem] os rituais de algumas religiões com algo “satânicos [singular]” o por falta de conhecimento, o até mesmo por ignorância, não aceitam e acabam descriminando quem não é de sua religião.
No Brasil ?[vírgula] o preconceito é evidente quando alguns lideres [líderes] religiosos começam a influenciar seus seguidores a não tolerarem as religiões que seja contrária a suas [sejam contrárias a sua], o que acaba fazendo com que muitas pessoas se deixem levar e acabem descriminando aquilo que as mesma [elas] não conhecem, achando que pelo simples fatos de um pessoa faz ritual o uma oferenda, o apenas usar um imagem na parede, seja algo de outro mundo. A principal causa do preconceito é o desconhecimento dos preceitos que regem as principias religião [religiões], segundo, é a ignorância mesmo, todos julgamos aqui que não conhecemos de forma anormal, é ai que entra a parte da ignorância, pois se procurássemos nos informar veríamos que o único objetivos [singular] de todas as religiões, seja ela: afrodescendentes, católica, evangélica, ateu, espiritas ente [entre] outras, é pregar e faz o bem.
Portanto, para acabar com o preconceito e a descriminação [discriminação] ?[sem vírgula]é essencial leva [levar] para a população o conhecimento, fazendo com que os mesmo saibam o verdadeiro proposito [propósito] de cada uma da religião e quais seus fundamento, para [fundamentos para] que pessoas mau intencionadas não leve [levem] seus seguidores ao ódio, de uma forma que as mesma não enxergue no seu semelhante discórdia, pelo simples fatos do mesmo ter um visão de mundo diferente das suas. Só a educação pode mudar isso, para isso ?[vírgula] é essencial que o governo federal, estadual e municipal adotem nas escolas públicas disciplinas que possam debater esse assunto de forma clara e simples. Para que as crianças de hoje, seja [hoje sejam] os adultos consciente [conscientes] de amanhã, com informação suficiente para não se deixarem levar por pessoas com mais intenção como acontece hoje.
Comentários do corretor
O texto revela domínio precário da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de muitos problemas linguísticos. Há muitos problemas de estruturação das ideias que comprometeram a construção de sentido.
- Os trechos destacados em azul e vermelhos são exemplos de frases mal articuladas ou mal escritas.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 20 | Nível 1 - Articula as partes do texto de forma precária. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 270 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |