Historicamente, a religião está diretamente relacionada a inúmeras passagens de guerra: passando pela Idade Média, com o Império Romano perseguindo os cristãos, pela Segunda Guerra Mundial, com a Alemanha Nazista matando milhares de judeus e chegando aos dias atuais, com os grupos terroristas ceifando a vida de diversas pessoas.
No Brasil, no entanto, com a pluralidade de crenças existentes, ainda é possível observar casos de intolerância religiosa. Em 2015, no subúrbio do Rio de Janeiro, uma pré-adolescente foi apedrejada na cabeça ao retornar do culto de candomblé. O fato recente deixa claro que, apesar de ser um país laico, o Brasil sofre com a forte e imponente herança católica deixada pelos portugueses. Ter um credo e exercitar seu componente espiritual é um direito civil, ?[vírgula] garantido pela Constituição Federal brasileira.
Contudo, para que esse direito seja de fato assegurado, são necessárias leis mais firmes e abrangentes. As escolas precisam trabalhar em sala de aula o exercício do respeito da [à]pluralidade de seitas. Ademais, medidas são necessárias para resolver o impasse de tanta intolerância. Em um primeiro momento, deve ser criada uma lei que proteja verdadeiramente todos os credos existentes no país, tornando crime hediondo toda agressão física realizada para com esses praticantes. Em contrapartida, o Ministério da Educação deve implantar nas instituições de ensino políticas no [para o] combate à intolerância religiosa. Nesse caso, complementando nas aulas de Sociologia questões de tolerância e respeito a diversidade de crenças, que tornam o Brasil um país laico.
Comentários do corretor
O texto revela razoável domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente, os argumentos são consistentes e não há problemas de estruturação das ideias. Há uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeita os direitos humanos. Poderia ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa. Atente ao bom uso das conjunções ao longo do texto!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |