Segundo Leandro Karnal, um dos grandes pensadores brasileiro [brasileiros] e professor na Unicamp, o brasileiro é um povo cordial, mas a violência é sempre do outro. ?[vírgula] Ou seja, para ele o povo pouco tem de comportamento pacífico. Isso explica, por exemplo, a percistência [persistência] da intolerância religiosa em muitas cidades do país. Pode-se dizer, assim, que não faltam exemplos da pouca relação de cordialidade e harmonia entre o povo. Exemplo disso, ?[sem vírgula] pode ser observado na mudança de comportamento de muitos homens quando estão dentro de um estádio de futebol assistindo ao jogo – dificilmente não se nota [notam] pessoas se agredindo de alguma forma.
A intolerância religiosa, nesse sentido, pode ser compreendida como mais uma das formas de desrespeito entre pessoas. Esta [Ela], por sinal, pode ter começado na formação do país, em que as famosas missões jejuítas do século XVI e XVII, desrespeitando as crenças e cultura de muitas tribos indígenas, tentaram catequizar muitos destes – em muitos casos, sabe-se, utilizando-se da força. Entretanto, engana-se quem acredita que o desrespeito a outras religiões se restringe ao passado. Isso porque, segundo divulgado no site da ‘Folha de São Paulo’, de 2011 a 2014, afro-brasileiros e evangélicos foram as principais vítimas de discriminação no país. Além disso, em 20% dos casos relatados, em 2013, houve violência física. Isso comprova, mais uma vez, que muitos brasileiros de cordial e tolerantes não tem [têm] nada. ?[sem vírgula] Tal como mencionado pelo professor Karnal.
Diante Disso, nota-se que o brasileiro precisa aprender a respeitar as outras religiões – consideradas minorias quando comparadas com a católica. Uma das possíveis formas de se fazer isso pode-se dar: ?[vírgula] primeiro, pelo aumento no rigor da lei nos casos de intolerância religiosa; segundo, cobrança, por parte da sociedade, principalmente por meio de manifestações pacíficas nas ruas, da real explicação das leis contra o desrespeito a outras religiões; terceiro, palestras em escolas públicas e privadas que visem a ensinarem [ensinar] a importância do respeito ao próximo e as prováveis consequências caso isso não seja feito. Dessa forma, espera-se que esse problema seja paulatinamente amenizado.
Comentários do corretor
O texto revela bom domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente, os argumentos são consistentes e não há problemas de estruturação das ideias. Há uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeita os direitos humanos.
O que faltou foi uma linha argumentativa que ultrapasse aquilo que já havia sido apresentado pelos textos motivadores.
Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |