A intolerância religiosa no Brasil - Banco de redações


Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 11/11/2016

Status:

Corrigida
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A intolerância religiosa no Brasil está chegando a um nível assustador. Fiéis de religiões afro-brasileiras e evangélicas são as principais vítimas desse crime. Para atenuar o problema, seria necessário investir em prevenção, aliada com punições alternativas à prisão e, também, um posicionamento firme do Estado. As religiões afro-brasileiras são, historicamente, perseguidas desde os engenhos, com escravos advindos da África e ?[vírgula] com eles [vírgula] sua religião distinta da religião europeia. Esta, julga-se, até hoje, soberana e foi dividindo-se, dando origem a [à] religião evangélica.

A religião evangélica é, atualmente, a que mais cresce no Brasil e a que mais se contrapõem [contrapõe] as de origem africana. Contudo, a constituição [Constituição] brasileira [vírgula]no seu artigo 5° [vírgula] assegura a liberdade de crença e a proteção aos locais de culto e suas liturgias, além de ser um Estado laico. Porém, esse posicionamento do Estado não se observa em tribunais, por exemplo, que têm uma cruz (símbolo cristão) nas salas de julgamento.

Portanto, o governo brasileiro [vírgula] aliado as [às] instituições religiosas devem [deve] investir em prevenção, com ensinamentos desde a pré-escola da importância das religiões e das diversas culturas. Punições para a intolerância, também, precisam ser reformuladas, com sanções alternativas à prisão, como prestação de serviço comunitário, salvo casos mais graves. Por fim, um posicionamento firme do Estado para ser, efetivamente. laico e, assim, contribuir para a harmonização dos fiéis das diversas religiões.

Comentários do corretor


O texto revela razoável domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. O tema é desenvolvido de forma coerente, os argumentos são consistentes e não há problemas de estruturação das ideias. Há uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeita os direitos humanos.

Poderia ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200