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Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 10/11/2016

Status:

Corrigida
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A intolerância religiosa é um dos problemas mais delicados do nosso planeta. Sendo definida como um crime de ódio, em seus casos mais extremos [vírgula] pode chegar a ser perseguição. Esse tipo de atitude fere a dignidade e liberdade humana, já que religião é direito de cada um, sendo [que é] livre para escolher qualquer uma das mais de dez mil existentes.

É incontestável que, durante a história da humanidade, diversas pessoas sofreram com atos intolerantes. Como exemplo, os primeiros adeptos ao cristianismo foram perseguidos por judeus e pagãos. Em meados do século XIV, seguidores do judaísmo passaram forçadamente por conversões para a religião Católica. Durante a Segunda Guerra Mundial, a perseguição dos judeus pelos fascistas, ?[sem vírgula] mostra que esse é um problema que sempre esteve presente. Além disso, como o Brasil é formado por uma grande mistura de religiões, algumas pessoas tem dificuldades em aceitar a crença de outras, tornando conflitos visíveis e que demonstram a falta de respeito e bom senso. Nesses casos, liberdade de expressão acaba sendo confundida com agressão.

É necessário enfatizar que intolerância religiosa se difere de crítica religiosa, já que todos tem [têm] a liberdade de criticar e expressar o que pensam sobre determinadas crenças, já que liberdade de expressão é um direito humano. A intolerância religiosa é a demonstração da falta de educação e conhecimento das pessoas, o que causa as perseguições religiosas, casos de violência verbal, física e psicológica. Através [Por meio de] de livros infantis, histórias em quadrinhos, desenhos e até aplicativos de jogos para celular, as crianças poderão ter conhecimento, desde pequenas, sobre as diversas religiões que existem no mundo e que todas devem ser respeitadas. Palestras públicas disponibilizadas pelo governo e ONGs contra a intolerância religiosa com apoio financeiro do Estado. Porém, o respeito é o que mais importa.

Comentários do corretor


O texto revela razoável domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente, os argumentos são consistentes e não há problemas de estruturação das ideias. Há uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeita os direitos humanos.

O trecho destacado está totalmente desarticulado do restante do parágrafo.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200