A intolerância religiosa é um dos problemas mais delicados do nosso planeta. Sendo definida como um crime de ódio, em seus casos mais extremos [vírgula] pode chegar a ser perseguição. Esse tipo de atitude fere a dignidade e liberdade humana, já que religião é direito de cada um, sendo [que é] livre para escolher qualquer uma das mais de dez mil existentes.
É incontestável que, durante a história da humanidade, diversas pessoas sofreram com atos intolerantes. Como exemplo, os primeiros adeptos ao cristianismo foram perseguidos por judeus e pagãos. Em meados do século XIV, seguidores do judaísmo passaram forçadamente por conversões para a religião Católica. Durante a Segunda Guerra Mundial, a perseguição dos judeus pelos fascistas, ?[sem vírgula] mostra que esse é um problema que sempre esteve presente. Além disso, como o Brasil é formado por uma grande mistura de religiões, algumas pessoas tem dificuldades em aceitar a crença de outras, tornando conflitos visíveis e que demonstram a falta de respeito e bom senso. Nesses casos, liberdade de expressão acaba sendo confundida com agressão.
É necessário enfatizar que intolerância religiosa se difere de crítica religiosa, já que todos tem [têm] a liberdade de criticar e expressar o que pensam sobre determinadas crenças, já que liberdade de expressão é um direito humano. A intolerância religiosa é a demonstração da falta de educação e conhecimento das pessoas, o que causa as perseguições religiosas, casos de violência verbal, física e psicológica. Através [Por meio de] de livros infantis, histórias em quadrinhos, desenhos e até aplicativos de jogos para celular, as crianças poderão ter conhecimento, desde pequenas, sobre as diversas religiões que existem no mundo e que todas devem ser respeitadas. Palestras públicas disponibilizadas pelo governo e ONGs contra a intolerância religiosa com apoio financeiro do Estado. Porém, o respeito é o que mais importa.
Comentários do corretor
O texto revela razoável domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de não apresentar graves problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma coerente, os argumentos são consistentes e não há problemas de estruturação das ideias. Há uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeita os direitos humanos.
O trecho destacado está totalmente desarticulado do restante do parágrafo.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |