O preço da aceitação: Para entrar no emprego repita, amém irmão - Banco de redações


Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 10/11/2016

Status:

Corrigida
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No Brasil atual ?[vírgula] temos um alto índice de violência, está [esta] causada por diversos fatores, um deles sendo a intolerância religiosa ?[vírgula] que é baseada no desrespeito a outras crenças. O predominantismo cristão está enraizado no Brasil por origem histórica. Desde o ínicio da colonização os portugueses esforçaram-se para levar a fé cristã a os [aos] índios nativos e escravos africanos mesmo que para isto [isso] tivessem de usar a violência. O fruto de todo este [esse] processo histórico de imposição religiosa em diferentes povos cujos [que] já tinham suas próprias crenças foram [foi], ?[sem vírgula] a atual alta diversidade religiosa e um sentimento crescente de superioridade dentro de algumas dessas religiões. Hoje em dia, as pessoas tem [têm] medo de expor suas crenças, pois isto [isso] pode ser motivo para à [a] exclusão social, familiar; rejeição em uma oferta de emprego e até casos de agressão. Vivemos em dias consideravelmente obscúros [obscuros] devido a um longo processo histórico supracitado, logo o método de reversão do problema será demorado. A parte prejudicada da população deve clamar por seus direitos dentro de um país laico,investimento [investir] na educação?[vírgula] incluindo a religiosa, incentivo [incentivar] a palestras gratuitas sobre o assunto ?[vírgula] demonstrando as maneiras de fazer uma denúncia e uma maior agravação jurisdicial sobre isto [isso]; assim um dia poderemos nos ver livres desse grande problema.

Comentários do corretor


O texto revela domínio precário da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática, e foi feita uma abordagem supercial do tema proposto. Poderia ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa e explorar melhor o recorte temático.

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200