Optar por seguir uma religião, [vírgula] ou ser refém de ofensas? Em alguns países [vírgula] já são colocados em prática métodos que proíbem o direito de expressão quando o assunto é a escolha de crença. No Brasil isso também [vírgula] ocorre mesmo que de maneiras diferentes.
São inúmeras as denúncias de pessoas agredidas, ofendidas, [sem vírgula] ou tratadas de formas diferentes dos demais. A todo momento acontecem atos de manifestações religiosas, sejam elas no trabalho, na escola ou em quaquer outro local. Mesmo com a lei presente no art-208 em vigor, os casos de discriminação religiosa estão presentes no dia a dia das pessoas. O problema é existente e medidas são necesárias para resolver esse impasse
Palestras devem ser criadas, [sem vírgula] afim [a fim] de mostrar que todos tem [têm] liberdade para escolher sua própria religião. A secretária de direitos humanos se mobilizar [Secretaria de Direitos Humano deve mobilizar-se] na criação de um projeto para ajudar alunos que sofrem com esse problema. Cabe a pessoa decidir se vai ou não seguir uma determinada religião, [sem vírgula] e deve ser respeitada ao expor isso publicamente.
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto de maneira simplista e superficial, revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática, e há problemas com relação ao uso da vírgula. Procure realizar um um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |