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Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 08/11/2016

Status:

Corrigida
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    Optar por seguir uma religião, [vírgula] ou ser refém de ofensas? Em alguns países [vírgula] já são colocados em prática métodos que proíbem o direito de expressão quando o assunto é a escolha de crença. No Brasil isso também [vírgula] ocorre mesmo que de maneiras diferentes.

São inúmeras as denúncias de pessoas agredidas, ofendidas,  [sem vírgula]  ou tratadas de formas diferentes dos demais. A todo momento acontecem atos de manifestações religiosas, sejam elas no trabalho, na escola ou em quaquer outro local. Mesmo com a lei presente no art-208 em vigor, os casos de discriminação religiosa estão presentes no dia a dia das pessoas. O problema é existente e medidas são necesárias para resolver esse impasse

Palestras devem ser criadas,  [sem vírgula]  afim [a fim] de mostrar que todos tem [têm] liberdade para escolher sua própria religião. A secretária de direitos humanos se mobilizar [Secretaria de Direitos Humano deve mobilizar-se] na criação de um projeto para ajudar alunos que sofrem com esse problema. Cabe a pessoa decidir se vai ou não seguir uma determinada religião,  [sem vírgula]  e deve ser respeitada ao expor isso publicamente. 

Comentários do corretor


O texto abordou o tema proposto de maneira simplista e superficial, revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática, e há problemas com relação ao uso da vírgula. Procure realizar um um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200