De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos [vírgula] somos todos iguais independente [independentemente] da nacionalidade, cor, sexo ou religião. No entanto, percebe-se que essa prática não condiz com a realidade da sociedade vigente. Com isso, surge a problemática da intolerância religiosa, seja pela insuficiência de leis ou seja [vírgula] pela falta de consciência social de cada indivíduo. Dessa forma, cabe analisar os caminhos que o Brasil deve seguir para combater essa problemática no atual contexto social.
É importante pontuar, de início, que as raízes históricas da intolerância religiosa no brasil [Brasil] tiveram seu início no processo de colonização, a qual por meio da catequese, os portugueses, impulseram [sem vírgula] sua religião aos povos indígenas, uma vez que os índios brasileiros possuíam suas próprias crenças. Nesse contexto, os negros africanos também foram impedidos de cultuar seus deuses, pois estes eram vistos como demoníacos. Hoje, mesmo a Constituição garantindo a liberdade de religião como direito fundamental, percebe-se que a intolerância vai além do aspecto religioso, passando a atingir a cultura de um povo. Como reflexo disso, as religiões africanas são marginalizadas e alvos frequentes da incapacidade humana de lhe dá [lidar] com as diferenças.
Vale salientar que mesmo o Brasil sendo um país laico, como prevê a Constituição, casos de intolerância religiosa começam a ganhar repercussão no país. [vírgula] Visto que uma das causas do aumento desse preconceito é a cultura do medo e o discurso de ódio, sendo [que são] reforçados pelas diferenças culturais e sociais diante da diversidade do país. Diante disso, tornou-se comum encontrar notícias que relatam atitudes hostis embasadas pelo [no] pensamento de superioridade de uma determinada religião. Com isso, é notório que [vírgula] mesmo o Brasil sendo um país tão miscigenado [vírgula] carrega preconceitos enraizados com a questão religiosa.
Sendo assim, torna-se evidente que quaisquer intervenções fazem parte de um longo processo de conscientização iniciado no ambiente familiar, com a missão de educar os seus membros, [sem vírgula] desde a infância,[sem vírgula] com princípios éticos e morais, com o intuito de promover o respeito às diferenças. A escola, por sua vez, deve auxiliar difundindo uma cultura de criticidade, [sem vírgula] por meio do ensino moral e cívico, [sem vírgula] a fim de combater a intolerância desde a base. Além disso, a mídia deve cumprir sua função social, [sem vírgula]por meio da ficção engajada, com a finalidade de desmitificar as religiões e promover uma consciência cidadã igualitária. Por fim, o Estado deve criar delegacias e ouvidorias online, a fim [on-line] de estimular a denúncia de práticas de intolerância religiosa. Assim, com essas medidas, as raízes da intolerância, historicamente acumuladas, poderão ser combatidas.
Comentários do corretor
O texto revela razoável domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. O tema é desenvolvido de forma coerente e há uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeita os direitos humanos. Evite períodos longo e atente às regras de uso da vírgula para não prejudicar a construção de sentido de seu texto. Além disso, lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar. Portanto, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |