Estamos vivendo uma época em que a intolerância religiosa está sempre presente em nosso cotidiano. As pessoas que cometem esse tipo de ato normalmente partem para a agressão física, se [de] acordo com dados estatísticos. É obrigação do cidadão respeitar uns aos outros, não importa qual é a sua religião.
O conceito de liberdade, [sem vírgula] e seus respectivos segmentos, [sem vírgula] são ensinados às pessoas desde sempre. A liberdade de crença religiosa é uma delas, ou seja, é direito da pessoa poder escolher a sua religião, e ela tem o total direito de seguir as crenças religiosas, sejam elas aprovadas ou não pela sociedade em que vivemos.
Além disso, podemos perceber que infelizmente, nos dias atuais, não importa a religião, ela sempre terá algum tipo de intolerância. Por esse motivo[vírgula] houve a criação de diversas campanhas nas ruas e em meios eletrônicos, como as redes sociais e a televisão, que influenciam o público a denunciar qualquer tipo de discriminação. O resultado disso foi que, de 2013 para 2014, houve a diminuição de 8% de denuncias [denúncias] envolvendo agressão física.
A partir dos argumentos descritos acima, podemos concluir então que a intolerância religiosa é aquela que age contra a liberdade de crença religiosa. Não importa a religião, devemos respeita-la [respeitá-la] e denunciar caso alguém encontre algum crime de discriminação ou agressão a pessoa devido [por causa de] sua religião. Campanhas de incentivo contra o ato são presentes no nosso cotidiano, [sem vírgula] e [vírgula] por isso [vírgula] o número de denúncias diminuiu. A intolerância religiosa é algo que tem que ser extinto da sociedade em que vivemos. Um crime como esse é algo imperdoável, e por isso a pessoa que comete-lo [cometê-lo] deve ser punida.
Comentários do corretor
O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar com exemplos concretos. Procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |