A Liberdade de Crença Religiosa na Sociedade - Banco de redações


Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 07/11/2016

Status:

Corrigida
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Estamos vivendo uma época em que a intolerância religiosa está sempre presente em nosso cotidiano. As pessoas que cometem esse tipo de ato normalmente partem para a agressão física, se [de] acordo com dados estatísticos. É obrigação do cidadão respeitar uns aos outros, não importa qual é a sua religião.

O conceito de liberdade, [sem vírgula]  e seus respectivos segmentos, [sem vírgula]  são ensinados às pessoas desde sempre. A liberdade de crença religiosa é uma delas, ou seja, é direito da pessoa poder escolher a sua religião, e ela tem o total direito de seguir as crenças religiosas, sejam elas aprovadas ou não pela sociedade em que vivemos.

Além disso, podemos perceber que infelizmente, nos dias atuais, não importa a religião, ela sempre terá algum tipo de intolerância. Por esse motivo[vírgula]  houve a criação de diversas campanhas nas ruas e em meios eletrônicos, como as redes sociais e a televisão, que influenciam o público a denunciar qualquer tipo de discriminação. O resultado disso foi que, de 2013 para 2014, houve a diminuição de 8% de denuncias [denúncias] envolvendo agressão física.

A partir dos argumentos descritos acima, podemos concluir então que a intolerância religiosa é aquela que age contra a liberdade de crença religiosa. Não importa a religião, devemos respeita-la [respeitá-la] e denunciar caso alguém encontre algum crime de discriminação ou agressão a pessoa devido [por causa de] sua religião. Campanhas de incentivo contra o ato são presentes no nosso cotidiano, [sem vírgula]  e [vírgula]  por isso [vírgula] o número de denúncias diminuiu. A intolerância religiosa é algo que tem que ser extinto da sociedade em que vivemos. Um crime como esse é algo imperdoável, e por isso a pessoa que comete-lo [cometê-lo]  deve ser punida. 

Comentários do corretor


O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar com exemplos concretos. Procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200