Geralmente combater a intolerância religiosa, ?[sem vírgula] tem sido algo que poucos se dispõem em [a] realmente ajudar. O que faríamos se a perseguição viesse a ser algo frequente no Brasil? Será que a liberdade de escolha já não é mais um direito? Quando será que vamos nos tornar mais humanos, parar de visionar somente nossa opinião e aceitar as escolhas do próximo?
As perseguições são atos como espancamentos, execuções injustas, prisões ilegais, torturas etc. ?[vírgula] E já é algo praticado em alguns países ?[vírgula] como; a [como a]Coreia do Norte, Irã, Afeganistão, Arábia Saudita ?[vírgula] entre outros. O Brasil pode acabar se tornando um deles, pois ?[vírgula] mesmo sendo um país leigo desse tipo de coisa, tem tido grande influência na intolerância religiosa através [por meio] dos próprios brasileiros. É um direito por lei desde 1988, ?[sem vírgula] cada um de nós podermos escolher a religião que se identificar [nos identificarmos] melhor. A ideia de “ame ao [o] próximo como a si mesmo”, segundo a bíblia sagrada, não é vista mais como uma regra, [e] isso tem feitos de nós orgulhosos e egoístas.
Independente [Independentemente] das consequências, pessoas ofendem umas as outras sem pensar, porque não aceitam as escolhas do próximo. Somos ignorantes, ?[sem vírgula] por não darmos valor àquilo que temos, ?[sem vírgula] e ?[vírgula] por muitas vezes contribuir com a intolerância religiosa mesmo estando em silêncio, não tendo em vista com mente aberta e maturidade a sociedade composta por pessoas com diferentes realidades, mas tendo em comum o caráter temporário.
Campanhas, reportagens, manchetes em jornais e outdoors, ?[sem vírgula] ajudaria [ajudariam] bastante a conscientizar melhor as pessoas. Porém ?[vírgula] seria preciso uma quantidade grande de pessoas para esse tipo de movimento. Se por [Pôr-se / Colocar-se] na mesma situação ou no lugar no lugar do próximo, ?[sem vírgula] poderia ser o objetivo da campanha de conscientização.
A desigualdade é o princípio, a intolerância ?[vírgula] o meio e a ignorância ?[vírgula] o fim. Não é possível interpretar significativamente algo que é inaceitável e aceitado [aceitável] ao mesmo tempo. Contudo ?[vírgula] ainda existe a esperança em muitos de uma sociedade compreensível que abraça as dificuldades do país.
Comentários do corretor
O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de algums problemas linguísticos. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática, e há problemas de estruturação das ideias. Atente ao bom uso dos sinais de pontuação, principalmente a vírgula, e evite períodos longos. Além disso, poderia ter sido realizado um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |