A herança da nossa colonização - Banco de redações


Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Enviada em: 06/11/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

 


  No Brasil, há uma enorme diversidade cultural trazida desde a época da nossa colonização. Em nossa cultura temos diversas religiões que vieram junto com os negros e portugueses. 

   Contudo, ainda é possível observar grande intolerância religiosa no país. A religião mais afetada, [vírgula] é justamente a que veio junto com os negros, adaptando-se a nossa cultura, a afro-brasileira, muitas vezes mal interpretada.

    Entretanto, tempos atrás a África era vista da forma mais preconceituosa que existe, pela falta de informação nas escolas, e [vírgula] apesar de ser um problema antigo, ainda é pouco denunciado, pois a mídia não dá a verdadeira importância para o assunto. A ausência de debates sobre o assunto gera a ignorância, [vírgula] e possivelmente acaba indo para o pior caminho;[:] a violência. 

   Portanto, medidas são necessárias para o impasse. De acordo com Pitágoras, é preciso que eduquem as crianças para não castigarem os homens. Assim sendo, o MEC deve organizar palestras e cartilhas sobre o assunto, pois a educação é sempre um ótimo caminho. Também é necessário que a mídia fale mais sobre o assunto em programas de televisão diariamente assistidos pela sociedade. É imprescindível a ajuda do Ministério da Justiça sobre os casos de violência e intolerância e o aumento da pena para quem ir contra o art. 208.

Comentários do corretor


O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. Os argumentos são pouco inconsistentes, pois há pouca comprovação prática. Lembre-se de que é necessário ir além do que todo mundo diz sobre a questão e apresentar argumentos bem fundamentados que validem sua tese e persuadam o interlocutor. Para isso, realize um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200