No Brasil, há uma enorme diversidade cultural trazida desde a época da nossa colonização. Em nossa cultura temos diversas religiões que vieram junto com os negros e portugueses.
Contudo, ainda é possível observar grande intolerância religiosa no país. A religião mais afetada, [vírgula] é justamente a que veio junto com os negros, adaptando-se a nossa cultura, a afro-brasileira, muitas vezes mal interpretada.
Entretanto, tempos atrás a África era vista da forma mais preconceituosa que existe, pela falta de informação nas escolas, e [vírgula] apesar de ser um problema antigo, ainda é pouco denunciado, pois a mídia não dá a verdadeira importância para o assunto. A ausência de debates sobre o assunto gera a ignorância, [vírgula] e possivelmente acaba indo para o pior caminho;[:] a violência.
Portanto, medidas são necessárias para o impasse. De acordo com Pitágoras, é preciso que eduquem as crianças para não castigarem os homens. Assim sendo, o MEC deve organizar palestras e cartilhas sobre o assunto, pois a educação é sempre um ótimo caminho. Também é necessário que a mídia fale mais sobre o assunto em programas de televisão diariamente assistidos pela sociedade. É imprescindível a ajuda do Ministério da Justiça sobre os casos de violência e intolerância e o aumento da pena para quem ir contra o art. 208.
Comentários do corretor
O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. Os argumentos são pouco inconsistentes, pois há pouca comprovação prática. Lembre-se de que é necessário ir além do que todo mundo diz sobre a questão e apresentar argumentos bem fundamentados que validem sua tese e persuadam o interlocutor. Para isso, realize um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer a linha argumentativa.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |