Automedicação: Combater ou Conscientizar - Banco de redações


Automedicação – devemos realmente combatê-la?

Enviada em: 26/10/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Apesar de muitos acreditarem que a automedicação é a solução para os problemas corriqueiros, ela tem promovido sérios problemas à saúde dos brasileiros, não obstante, é assustador o número de pessoas que morrem anualmente pelo uso indiscriminado e por vezes demasiado de medicamentos que são contraindicados para as doenças, infecções e problemas no qual os mesmos [eles] são ingeridos.

Um dos principais fatores que levam a [à] pratica da automedicação é ineficiência do sistema público de saúde, assim como a dificuldade de acesso a medicamentos e atendimento especializado por parte da população, o que contribui para que o habito [hábito] de se automedicar torne [torne-se]cada vez mais frequente. Outro ponto negativo é que o uso incorreto de medicamentos pode trazer sérias consequências [vírgula] como o agravamento de doenças ora já desenvolvidas no organismo, assim como alergias, redução da imunidade e [vírgula] em um cenário desastroso [vírgula] ate [até] mesmo uma overdose.

Outro fator que tem se mostrado como um canal para a disseminação de tal prática é a internet, dentre tantos benefícios que a rede pode nos oferecer, nem sempre há uma verificação ponderada e minuciosa sobre a fonte de receitas, medicamentos e antibióticas [antibióticos] que uma gama de sites e blogs disponibiliza aos internautas, uma vez que os usuários não tem [têm] uma visão crítica sobre veracidade de tais informações encontradas na internet, que por vezes são publicadas sem uma avaliação ou parecer prévio de um profissional.

            As consequências de tal prática podem ser observadas através [por meio] de relatórios divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), onde [em que] cada vez mais é possível notar que o número de mortes por intoxicação vem crescendo de forma assustadora, além de evidenciar que muitas mortes são causadas pela prescrição inadequada de medicamentos.

            Dessa forma, é imprescindível que todos se conscientizem de que a automedicação deve ser feita de forma minuciosa e consciente, uma vez que os órgãos governamentais como a ANVISA e o Ministério da Saúde também venham a promover, [sem vírgula] mais campanhas de publicitárias, palestras e trabalhos educativos a fim de quebrar o paradigma de que o conhecimento popular valha mais que o parecer de um profissional. Assim, à medida que o estado [vírgula] através [por meio]de seus órgãos competentes [vírgula] exercerem [exercer] uma maior fiscalização em farmácias, laboratório e centros de distribuição farmacêutica, e a população se informar e se conscientizar, não haverá mais altos índices de problemas e mortes causados pela automedicação.

Comentários do corretor


O texto abordou o tema proposto e fez considerações muito pertinentes sobre a questão. Atente ao bom uso da vírgula, cuidado com períodos longos e também com a extensão do projeto de texto. Lembre-se também de que, sempre ao fazer alguma afirmação, é necessário comprovar por meio de fatos, dados, exemplos etc,

Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200