A automedicação não só é a mais barata como a única forma de mitigar enfermidades de muitas pessoas que não veem no Estado o médico mais experiente a fazer a prescrição mais correta.
Uma dor de cabeça eventual,cuja causa seja facilmente percebida pelo paciente, não exige do mesmo [dele] atitude exasperada da busca de ajuda médica como se estivesse com indícios de um infarto,por exemplo.A prescrição de um analgésico seria vista tanto na rede pública quanto na particular,e a automedicação se equipararia à prescrição.Nesse caso,pode-se gastar muito tempo,além de dinheiro se o paciente resolveu ir a uma rede privada.
A automedicação dá ao paciente o poder de ser um pouco médico como um velho ditado diz; [:] deixa para o paciente a função de acompanhar as mudanças benéficas ou ruins ou mesmo neutras que determinado medicamento terá sobre a enfermidade que lhe aflinge.É o paciente,ao conhecer bem seu corpo,que dá a senha ao médico para entrar e tentar fazer um bom trabalho,momento em que a prescrição é sempre do profissional,nunca do paciente.
Ao Estado compete promover um sistema de saúde que [vírgula] além de universal e gratuito ?[vírgula] seja de excelente qualidade.Isso seria o suficiente para que os cidadãos poss] amos [possama qualquer momento entender o que é benéfico ou não a [à] nossa saúde.A intervenção estatal quanto ao que queremos fazer de nossa saúde é a única automedicação não recomendada.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e apresentou um ponto de vista sobre a questão. Todavia, o que faltou foi o desenvolvimento de uma linha argumentativa consistente que persuadisse o leitor a acatar sua tese. Para isso, mobilize fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.
Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |