- Banco de redações


Automedicação – devemos realmente combatê-la?

Enviada em: 19/10/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Um dos temas bem polêmico [polêmicos] está no uso ou não de medicamentos por conta própria, [ponto final] até que ponto é prejudicial à saúde? A automedicação [vírgula] por um lado facilita a vida de muitas pessoas, principalmente aquelas que não têm uma boa condição financeira, [sem vírgula] e não teria como pagar consulta a cada dor sentida, por outro lado, especialista alerta para o perigo de se automedicar.

Muitas pessoas já se automedicaram, é bem comum, ao sentir dor de cabeça[vírgula] ir à farmácia e comprar o remédio ou algum amigo indicar, devido à precariedade na saúde pública, no qual não se tem qualidade, filas imensas para marcação de consulta, e a facilidade de se comprar remédio na farmácia, torna-se mais cômodo essa prática.

Por outro lado, se automedicar [automedicar-se pode ser perigoso, aquele alivio [alívio] passageiro da dor pode está escondendo algo mais grave, assim como uso indiscriminado de medicamento pode deixar as bactérias mais resistentes,[sem vírgula] e colocar a vida do paciente em risco.

É necessário [São necessárias] campanhas de alerta sobre o perigo, limitar a venda dos remédios nas farmácias, às [as] propagandas que incentivam o consumo de medicamentos, melhorar a saúde pública. De fato só permitir a venda de remédios sem prescrição médica, [sem vírgula] àqueles [aqueles] que não afetarem a saúde de forma alguma.

Comentários do corretor


O texto abordou o tema proposto, mas de maneira superficial e simplista. Desenvolva suas ideias e apresente argumentos consistentes para defender seu ponto de vistar e persuadir o leitor a acatar o seu posicionamento.

Leia e escreva mais!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200