A prática de ingerir medicamentos sem o aconselhamento ou acompanhamento de um profissional de saúde qualificado é muito comum na sociedade brasileira. Quem nunca tomou remédio sem prescrição médica, [sem vírgula] após uma dor de cabeça, febre ou dor de garganta? Ou até mesmo pediu opinião de pessoas sobre qual medicamento ingerir em determinadas ocasiões?
A automedicação é vista como uma solução para alívio imediato em alguns sintomas, porém [mas] ela também pode trazer consequências mais graves, pois o uso de medicamento de forma incorreta acarreta o agravamento de uma doença, uma vez que, [sem vírgula] a utilização inadequada pode esconder determinados sintomas.
De acordo com Vanessa Sardinha – Saúde na escola – [vírgula] o uso de remédios sem prescrição trás [traz] diversos problemas, sendo um deles a intoxicação. Segundo a Agência Nacional de Vigilância, os medicamentos que mais causam intoxicação são os analgésicos, antitérmicos e antiflamatórios [anti-inflamatórios].
Há que se observar, que, devido [por causa de] problemas na saúde pública brasileira, como o não atendimento de usuários, estar levando cada vez mais as pessoas á busca de [buscam] respostas rápidas para seus problemas diários de saúde, [ponto final] um grande exemplo são as perguntas de seus sintomas a internet, fazendo assim que o autodiagnostico [autodiagnóstico] leve a [à] automedicação que pode trazer inúmeras complicações e [vírgula] em alguns casos [vírgula] até a morte.
Logo a população deve se conscientizar [conscientizar-se] sobre o uso incorreto e irracional de medicamentos, e a ANVISA, [sem vírgula] ter mais controle sobre a venda de medicamentos, as pessoas têm de ter [vírgula] através [por meio] dos farmacêuticos e profissionais da saúde, a devida orientação sobre os perigos desta [dessa] prática. Os indivíduos que tem [têm] acesso a essas informações também devem repassar sobre as consequências causadas pelo uso inconsequente, [sem vírgula] e não indicar fármacos.
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas sobre a questão. Todavia, atente ao bom uso da vírgula para não prejudicar a construção de sentido do seu projeto de texto. Também procure ir além do senso comum, isto é, daquilo que todos dizem sobre a questão.
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Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |