Utilizar medicamentos sem prescrição médica, sem dúvidas, pode causar danos à saúde. No entanto, a automedicação ?[vírgula] quando realizada de forma prudente ?[vírgula] não trás [traz] grandes danos, além de que ?[vírgula] por vezes ?[vírgula] é necessária. Pode-se imaginar a superlotação que ocorreria em hospitais e postos de atendimento médico se cada pessoa que sentisse uma simples dor de cabeça precisasse ir ao médico para prescrever algum medicamento. Então, qual o problema e como resolvê-lo?
O principal problema se encontra na falta de conhecimento ao se auto medicar, ler a bula do medicamento é fundamental, conhecer os compostos e quais lhe fazem mal ou causam algum tipo de alergia, esses e outros cuidados auxiliam a evitar grande parte dos problemas que esta [essa] prática pode lhe causar. No Brasil, alguns medicamentos são vendidos somente com receita médica ?[vírgula] como, por exemplo, os antibióticos, remédios tarja preta, entre outros. Algumas pessoas usam remédios que foram prescritos para outras pessoas, amigos, familiares, isso já demonstra que não há como evitar a automedicação.
Ao analisar todo o contexto ?[vírgula] percebe-se que não há como combater esta [essa] prática e não há por que fazê-la levando em consideração, principalmente, o péssimo atendimento dos hospitais do Brasil. Não se deve olhar só o grupo que teve problemas ao ministrar medicamentos em si, mas ?[vírgula] sim, as pessoas que realmente se preocupam em lê [ler] a bula, as indicações e utilizar medicamentos corretos, conhecer o próprio organismo e saber de suas limitações.
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas sobre a questão. No entanto, lembre-se de que não basta afirmar, é necessário comprovar com fatos, dados e exemplos. Fuja do senso comum ao construir uma linha argumentativa bem fundamentada. Não se esqueça também de elaborar uma proposta de intervenção para a problemática apresentada.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |