Os perigos da automedicação - Banco de redações


Automedicação – devemos realmente combatê-la?

Enviada em: 12/10/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

   Os medicamentos foram criados para tratar doenças que há muitos anos atrás não havia cura. Um exemplo é a penicilina que até hoje é utilizada. No entanto, com o ritmo acelerado das cidades ?[vírgula] as pessoas acreditam que não podem mais adoecer, qualquer dor que atrapalhe sua rotina já é razão para se automedicar. Assim, o uso exagerado e de forma inadequada vem trazendo sérios problemas para a saúde da população.

   Em uma sociedade capitalista e subordinada ao poder do capital, os seus cidadãos se tornam [tornam-se escravos do seu próprio estilo de vida, aonde, sem perceber, [e, sem perceber] colocam o trabalho acima da própria saúde. Outro aspecto a ser considerado é o grande avanço nas últimas décadas na indústria farmacêutica, com o desenvolvimento de medicamentos cada vez mais eficazes e com menos efeitos colaterais. Entretanto, isto não diminui os efeitos danosos do uso inadequado desses medicamentos, sendo ainda significativo o número de adoecimentos em hospitais por esta [essa] mesma razão. A economia de tempo e a facilidade de aquisição tornam a automedicação a primeira opção para resolver do [o] problema.

   Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em todo o mundo, 50% dos pacientes tomam medicamentos de forma incorreta. Esta [Essa] situação pode muitas vezes levar ao agravamento do problema, como, por exemplo, com o uso dos antibióticos que podem levam a [levar à] resistência bacteriana, fragilizando ainda mais a saúde do paciente. ?[vírgula] Assim como, ?[sem vírgula] em outros casos pode até mesmo encobrir problemas de saúde mais graves, ou levar a [à] dependência de medicamentos.

   Sendo assim, cabe ao Ministério da Saúde a conscientização por meio de campanhas de saúde sobre os benefícios da utilização de medicamentos fitoterápicos, que ?[vírgula] por serem de origem natural, diminuem a probabilidade de problemas ocasionados pela incorreta automedicação. ?[vírgula] E também o incentivo por parte do governo federal [Governo Federal] às empresas públicas e privadas a investir em melhores planos de assistência médica para os funcionários, reduzindo os impostos para as empresas que cumprirem a medida. Somente desta [dessa] maneira podemos [poderemos] possivelmente diminuir os problemas gerados pela automedicação.

Comentários do corretor


O texto abordou bem o tema proposto e fez considerações válidas sobre a questão. Todavia, cuidado com períodos longos e atente às regras de uso da vírgula para não prejudicar a compreensão de sentido do seu texto. Além disso, procure construir uma linha argumentativa que leve seu texto a sobressair ao senso comum, isto é, aquilo que todos dizem sobre o assunto. Para isso, realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200