Responsabilida x consciência - Banco de redações


Favelas no Rio de Janeiro: o que há além do muro?

Enviada em: 16/05/2009

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

   Existe quem comprove que o mundo surgiu com uma grande explosão. Há quem acredita que a vida começou com Adão e Eva, ou com pequenas moléculas. Mas hoje nós temos certeza de que esse mundo, com toda sua beleza, foi criado para que nós possamos desfrutar ecologicamente dele. São poucos aqueles que param para pensar que toda essa criação está sendo ameaçada e menos ainda os que fazem algo para que esses problemas sejam resolvidos.


  O lixo é um dos grandes problemas de hoje. Nós todos produzimos lixo, alguns pouco outros muito, é uma necessidade de cada um. Com o aumento da produção de lixo, haverá danos ao meio ambiente e às pessoas, com o grande acúmulo. O problema do lixo para nós, na maioria das vezes, é só quando está na porta de nossas casas, com todo aquele mau cheiro, poluindo e sujando o lugar onde moramos. E achamos que esse problema é resolvido quando é recolhido pelos lixeiros. E, na verdade, ele só está sendo retirado dali e indo para outro lugar. A única coisa que será resolvida, é que ele não estará mais incomodando.


  Devemos cuidar bem de nossas cidades, nosso país, do universo, pois vivemos nele.


  Há tantas formas de se reaproveitar o lixo, até mesmo o orgânico, utilizando como adubo. No entanto, com tantas formas de se reaproveitar o lixo e evitar danos à natureza, ainda existe pessoas desinformadas sobre este assunto, ou até mesmo pela falta de responsabilidade, que causam grande concentração de lixo em algumas regiões, gerando incômodo a si mesmos. Ainda assim, muitos cidadãos não ajudam nessa tarefa da separação do lixo que pode ser reaproveitado.


  Cada espécie foi criada com objetivos, inclusive nós, que fomos feito para cuidar de tudo isso que nos foi dado. Mas, com o tempo, estamos destruindo de forma desnecessária. E os grandes prejudicados por tudo isso somos nós. É uma responsabilidade de todos.


 Se cada um fizer sua parte, este problema será resolvido, não totalmente, mas já que provocamos tudo isso, não custa nada ajudarmos.

Comentários do corretor


Um erro comum dos candidatos é fugir ao tema proposto pela Banca Examinadora do Vestibular. O candidato deve estar atento para não cair neste tipo de "armadilha" e cumprir à risca o que se pede.

O tema em questão é a construção de muros em favelas para delimitar áreas ambientais nos morros cariocas e o candidato discorre sobre um tema completamente avulso ao assunto.

Por esta razão, apesar de bem redigida, aqui e no Vestibular, a redação foi desclassificada por fuga ao tema. Lembramos que em uma situação real, o "zero" na redação desqualifica o candidato na seleção do vestibular.

Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 0
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 0
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 0
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 0
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 0
NOTA FINAL: 0


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente