Vivemos em uma realidade que mostra a tecnologia como fator de evolução e dinamismo, mas que reflete em nossas nossas relações sociais de forma negativa: fomentando o individualismo e relacionamentos frágeis, e ocupando a maior parte de nosso tempo no dia a dia, o que causa uma falta de tempo para nos dedicarmos a resolver estes problemas.
Em princípio, vale ressaltar que os avanços da tecnologia, principalmente no ramo da comunicação, promovem relacionamentos momentâneos e com ausência de bases sólidas. Nas redes sociais, por exemplo, mantemos contato com diversas pessoas de muitos lugares do mundo, no entanto, são superficiais e sem aprofundamento, em sua maioria.
Além disso, deve-se lembrar que esta falta de solidez pode causar problemas familiares, pois é possível ocorrerem mais rompimentos de vínculos conjugais em um menor período de tempo, e casamentos mais tardios, pois o início do relacionamento se torna frágil e sem troca de conhecimento e vivência, de modo a estabelecer laços mais duradouros.
Dessa forma, é necessário dedicarmos tempo e esforço para superar a superficialidade e isolamento em nossas relações sociais, porque a tecnologia pode facilitar o contato, mas também a falta de comprometimento e vínculos rasos. Pequenas atitudes podem contribuir para melhorar este cenário, como: evitar o uso do celular enquanto estamos na companhia de amigos e familiares, controlar o tempo de que passamos utilizando aparelhos eletrônicos e lembrar que a construção de laços afetivos fortes são importantes para a formação do nosso caráter.
Comentários do corretor
Atenção à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |